resumo dona casmurra e sue tigrao

466 palavras 2 páginas
o livro dona casmurra e seu tigrao e bem legal
Gardênia - Filha do Sol respondido 5 anos atrás
O olhar atual que Ivan Jaf imprimiu a Dona Casmurra e seu Tigrão, volume da coleção "Descobrindo os Clássicos", resultou num relato delicioso e muito divertido. Sua fonte de inspiração foi um clássico da literatura em língua portuguesa, o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.

Na obra de Machado, Bento Santiago, o Bentinho, já idoso, aparece como o narrador do romance. Ele recupera diversos momentos de sua vida, no Rio de Janeiro do século XIX, para mostrar aos leitores que a grande paixão de sua vida, Capitu, traíra-o com Escobar, o melhor amigo dele.

Em função de toda a amargura com que Bentinho conta suas memórias, Dom Casmurro ficou conhecido como uma peça literária exemplar sobre o ciúme. Desde a publicação, em 1899, uma questão é debatida por especialistas em literatura e em Machado de Assis: Capitu traiu ou não seu marido?

Trabalhando em torno do mesmo repertório do fundador da Academia Brasileira de Letras, Ivan Jaf criou um enredo no qual Barrão, um jovem lutador de jiu-jítsu, de hábitos agressivos, é levado a crer que sua namorada, Pâmela, não lhe está sendo fiel.

Transtornado com suas desconfianças, Barrão agride um homem que conversa com sua namorada. Mas esse homem é apenas o tio de Pâmela, um dos mais influentes ativistas da comunidade gay do Rio de Janeiro. De uma hora para outra, o rapaz passa a ser reconhecido como um símbolo da violência contra os homossexuais, com sua história reproduzida nos veículos de comunicação.

O desafio de mudar

Rejeitado até pelos pais, Barrão enfrenta ainda outro problema: ele vai mal na escola e precisa se sair bem nas provas de fim de ano. Se repetir, ficará abandonado à própria sorte, correndo o risco, inclusive, de ser internado num abrigo para menores infratores. O valentão agora está desesperado, precisando urgentemente de orientação.

Uma das matérias em que Barrão precisará se sair muito

Relacionados