Resumo Documetário Paris Revolucionária

385 palavras 2 páginas
CIDADES SUJAS - PARÍS REVOLUCIONÁRIA

Conhecida como Idade das trevas Paris era uma cidade de ruas estreitas lotadas e malcheirosa, era uma cidade medieval e não moderna, a 200 anos atrás era acidade mais suja da Europa, cheira de fome doenças e pobrezas, estava perto de uma transformação que gerou uma revolta na época. Com 100 anos virou uma cidade modelo, mas pra isso, houve uma grande guerra, que custou vidas.
Luiz XVI, a cidade se expandia, porem era uma área de 7X4Km somente. A população lançava seu lixo tóxico no Rio Sena, lixo das casas, gordura proveniente de curtidores fabricantes de roupas provenientes de pele.
Por outro lado, perto de Paris, havia o lugar mais extravagante do planeta, o Palácio de Versalhes aonde Luiz XVI e Maria Antonieta moravam. Um espelho do que Paris não era, com seu requinte e luxuosidade o palácio recebia visitantes e possuíam moradores que eram sujos e fedorentos, urinavam e defecavam em qualquer lugar do palácio, exceto Maria Antonieta que possuía um lugar reservado que era limpo, longe de toda a podridão do restante do lugar.
Cofres vazios, povo sobrecarregado, nada era suficiente para amenizar a pobreza de Paris. A expectativa de vida dos habitantes era de 23 anos. O cemitério, chamado Cemitério dos Inocentes, recebera 8 Séculos de mortos. Foram feitos registro de higiene e durante as pesquisas, a área de preocupação era o leste da cidade, aonde abrigava o centro das indústrias poluidoras.
O Rei fez o levantamento de reclamações de seus súditos, que deram origem a são 25mil livros, mas não houve mudança nenhuma e o Rei arquivou tais reclamações, que gerou o documento dos direitos do homem, foi modelo da declaração dos direitos humanos da ONU.
Em 14 julho 1789 começou a Revolução Francesa, a Queda da Bastilha com propostas iluministas: Liberdade Igualdade e Fraternidade. O povo decidiu que matando Luiz XVI, a França seria livre. Ele morreu na praça de La Concordia, foi decapitado, e também milhares de súditos

Relacionados

  • This Is A Call A Vida E A Musi Paul Brannigan
    146426 palavras | 586 páginas