Resumo do trabalho intitulado "co2 and h2s corrosion in oil pipelines" de koteeswaran, mythili

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CO2 and H2S Corrosion in Oil Pipelines - Koteeswaran, Mythili
CO2 e H2S Corrosão em Oleodutos

Resumo
Este estudo foi conduzido para encontrar o comportamento de corrosão e taxa de corrosão de o aço de carbono, na presença de CO2 e H2S em níveis de pH diferentes, utilizando clássica técnicas eletroquímicas. Verificou-se que, em um acoplamento galvânico, o metal no ambiente sulfureto obtémproteção mesmo em pH 3, e o metal que se encontra em pH neutro foi corroendo sacrificialmente. A resistência de polarização linear medições e digitalização potencio dinâmica do metal sem o acoplamento galvânico mostram um alto grau de corrosão a pH 3. A taxa de corrosão em geral foi maior para o sistema de CO2/H2S do que para o sistema de H2S.
Introdução
O autor faz uma breve introdução explicandoque a corrosão do aço por CO2 e H2S, tem sido um dos principais problemas desde os anos 40, para a indústria de petróleo, devido a técnica de injeção de CO2 nos poços para recuperação.
Poços com presença de dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e água livre podem causar graves problemas de corrosão em óleo e gasodutos. O autor menciona que corrosão em poços e oleodutos tem como influências atemperatura, CO2 e H2S, da química da água, velocidade do fluxo, o óleo ou a água umectante, composição e condição da superfície do aço. Uma pequena mudança em algum desses parâmetros podem alterar a taxa de corrosão consideravelmente. Na presença de CO2 a taxa de corrosão pode ser consideravelmente reduzida, devido a formação de FeCO3 que precipita formando uma película densa de produto dacorrosão, onde irá proteger o aço. Tal fato é de fácil ocorrência a elevadas temperaturas ou PH elevado na fase aquosa. Já na presença também de H2S, a formação da película de FeS é mais facilmente formada, sendo tal camada a que irá realizar a proteção do aço. Caso a camada formada pelo produto da corrosão não proporcione tal proteção, o processo corrosivo se dá da pior maneira.
Além das explicaçõessucintas sobre a preocupação quanto o processo corrosivo com a presença de CO2 e H2S, o autor acrescenta que não há muita compreensão quanto ao comportamento de corrosão na presença de ambos. Sendo o objetivo do seu trabalho, apresentar uma análise eletroquímica do comportamento do aço-carbono, na presença de ambos compostos. Para o cumprimento do objetivo, será apresentado técnicas clássicas deeletroquímica como galvânica, técnicas de efeitos, polarização e impedância eletroquímica, que são usados para encontrar taxas de corrosão no ambiente com CO2 e H2S.O experimento foi realizado a temperatura ambiente e a um PH diferente.
Revisão de Literatura
Corrosão CO2
O autor explica que o processo corrosivo com CO2 é o mais estudado, já que níveis considerados são encontrados em poços depetróleo e petróleo/gás. Informa que o tipo de problema principal causado pelo CO2 é a falha do equipamento da tubulação principal e de dutos de transmissão, ocasionando a interrupção da produção do petróleo/gás.
Apresenta as duas reações químicas importantes para o processo corrosivo com CO2 que ocorrem nos poços: a do CO2 hidratação e CO2 dissolução para formar ácido carbônico.
Assim, o produto dacorrosão do CO2 forma um filme FeCO3, que pode ou não proteger o aço.
Efeito do PH
PH ou potencial de hidrogênio, é a indicação de H+ em solução, explicando assim quando uma solução é ácida, básica ou neutra.
O autor apresenta os efeitos da variação do PH do CO2 nos poços de petróleo, que para PH mais elevado, diminui a solubilidade do carbonato de ferro em solução e assim aumenta aprecipitação, formando mais rapidamente a película, reduzindo assim a corrosão.
Efeito da Temperatura
O autor explica que a temperatura acelera todos os processos corrosivos com o CO2 e que a formação da película se torna acelerada a elevadas temperaturas. Dependendo da solubilidade dos filmes formados, a temperatura pode aumentar ou diminuir a corrosão. Cita também que as películas de proteção a...
tracking img