Resumo do trabalho intitulado "co2 and h2s corrosion in oil pipelines" de koteeswaran, mythili

3931 palavras 16 páginas
CO2 and H2S Corrosion in Oil Pipelines - Koteeswaran, Mythili
CO2 e H2S Corrosão em Oleodutos

Resumo
Este estudo foi conduzido para encontrar o comportamento de corrosão e taxa de corrosão de o aço de carbono, na presença de CO2 e H2S em níveis de pH diferentes, utilizando clássica técnicas eletroquímicas. Verificou-se que, em um acoplamento galvânico, o metal no ambiente sulfureto obtém proteção mesmo em pH 3, e o metal que se encontra em pH neutro foi corroendo sacrificialmente. A resistência de polarização linear medições e digitalização potencio dinâmica do metal sem o acoplamento galvânico mostram um alto grau de corrosão a pH 3. A taxa de corrosão em geral foi maior para o sistema de CO2/H2S do que para o sistema de H2S.
Introdução
O autor faz uma breve introdução explicando que a corrosão do aço por CO2 e H2S, tem sido um dos principais problemas desde os anos 40, para a indústria de petróleo, devido a técnica de injeção de CO2 nos poços para recuperação.
Poços com presença de dióxido de carbono, sulfeto de hidrogênio e água livre podem causar graves problemas de corrosão em óleo e gasodutos. O autor menciona que corrosão em poços e oleodutos tem como influências a temperatura, CO2 e H2S, da química da água, velocidade do fluxo, o óleo ou a água umectante, composição e condição da superfície do aço. Uma pequena mudança em algum desses parâmetros podem alterar a taxa de corrosão consideravelmente. Na presença de CO2 a taxa de corrosão pode ser consideravelmente reduzida, devido a formação de FeCO3 que precipita formando uma película densa de produto da corrosão, onde irá proteger o aço. Tal fato é de fácil ocorrência a elevadas temperaturas ou PH elevado na fase aquosa. Já na presença também de H2S, a formação da película de FeS é mais facilmente formada, sendo tal camada a que irá realizar a proteção do aço. Caso a camada formada pelo produto da corrosão não proporcione tal proteção, o processo corrosivo se dá da pior maneira.
Além das explicações

Relacionados