RESUMO DO TEXTO “A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL” – YOLANDA GUERRA

2746 palavras 11 páginas
“A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA DO EXERCÍCIO PROFISSIONAL”
YOLANDA GUERRA

Por Fernanda Fiorito

Conforme Guerra, parte-se do pressuposto de que o exercício profissional do assistente social, no qual recebe as determinações históricas, estruturais e conjunturais da sociedade burguesa e responde a elas, consiste em uma totalidade de variadas dimensões que se autoimplicam, se autoexplicam e se determinam entre si. Essas dimensões, devido à diversidade que as caracterizam, constituem-se como uma “síntese de múltiplas dimensões”, como uma unidade de elementos variados, que conforma a riqueza e a amplitude que caracteriza o modo de ser da profissão (Guerra: 2012, 39).
As dimensões que conformam a profissão não são fixas e não podem ser consideradas de maneira autônoma, elas são antes de tudo, instâncias interatuantes, sendo que, em determinadas situações, há o predomínio de uma sobre a outra. Essas dimensões, devido à complexidade da realidade na qual o assistente social atua, assim como as expressões da questão social, se complexificam e se aperfeiçoam, o que faz com que a profissão se torne capaz de dar respostas qualificadas às diversas e antagônicas demandas que lhe chegam.
De acordo com Guerra, “apesar do reconhecimento de que as dimensões só existem em relação uma às outras, a dimensão técnico-operativa é a forma de aparecer da profissão, pela qual é conhecida e reconhecida” (Guerra: 2012, 40). Tal dimensão dá visibilidade social à profissão, se constituindo no modo de aparecer da profissão, e é carregada de representações sociais e da cultura profissional.
Inserido na divisão social e técnica do trabalho, o Serviço Social é um ramo de especialização do trabalho coletivo, sendo que o espaço reservado ao mesmo é o de dar respostas e/ou buscar soluções para as questões que lhe são colocadas, necessitando para tanto, de “fundamentos teórico-metodológicos, conhecimentos e saberes interventivos, habilidades técnico-profissionais, procedimentos

Relacionados

  • Marcas que demarcam
    324695 palavras | 1299 páginas