Resumo do texto O processo do conhecer em avaliação psicológica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (357 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto










RESUMO DO TEXTO O PROCESSO DE CONHECER EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA




É destacado no texto “O Processo de conhecer em avaliação psicológica” a necessidade da área deavaliação psicológica refletir sobre as condições pela quais ela pode contribuir para o aperfeiçoamento da ciência psicológica e da profissão de psicólogo. O acesso e a compreensão aos fenômenos ou processospsicológicos não se configura uma tarefa fácil, pelo grau de complexidade e plurideterminação de eventos psicológicos, mas é a condição pela qual se torna necessária uma ciência de tal magnitudeconceitual.
O emprego habitual de testes psicológicos em processos de avaliação psicológica, sem a percepção de que eles são produtos de uma condição, acaba por tornar estereotipada a atividade de aferiratributos ou qualidades psicológicas em qualquer diagnóstico. A necessidade de explicar as condutas dos indivíduos em diferentes situações cria a possibilidade de estruturar modelos de investigaçãodos processos psicológicos subjacentes á natureza humana da própria conduta.
A avaliação psicológica, ao se apoiar em dados empíricos, embora nem sempre controláveis, resulta de uma avalição objetiva,de acordo com o sistema de representação conceitual que se trabalha. Quando se considera o conteúdo da própria interpretação do especialista, sua síntese diagnóstica, não se pode contemplar apenasaspectos parciais da personalidade do sujeito. A percepção do psicólogo deve se orientar para o jogo de oposições, equilibrações, compensações da personalidade. É diferente do conhecimento produzidopelo senso comum, que tende a classificar o comportamento humano a partir das premissas ou crenças sobre o agir humano individual.
Grande parte dos problemas que se enfrenta atualmente nesse campo,derivam-se do fato de que o conhecimento obtido na atividade de trabalho dos psicólogos não é disseminado na própria comunidade profissional, contribuindo para a reprodução de técnicas desatualizadas...
tracking img