RESUMO DO TEXTO: A ORIGEM DA FAMILIA (CAPITULO II)


Engels procura no texto identificar o momento evolutivo e as condições que permitiram a transformação do macaco em homem, caracterizar ossistemas de parentesco que levaram à sua formação familiar, descrevendo as suas fases, bem como os modelos criados ao longo do processo de desenvolvimento humano. A invenção do incesto é o passo decisivona organização da família propriamente dita, mas como, na fase primitiva, as relações carnais eram reguladas por uma promiscuidade ao comércio sexual entre pais e filhos e entre pessoas de diferentesgerações, não havendo ainda as intervenções e barreiras impostas pela cultura, nem relações de matrimônio ou descendência organizadas de acordo com sistemas de parentesco culturalmente definidos, não épossível falar em família nesse período.
No texto também fala dos três modelos de família: Na Família Consangüínea, que é expressão do primeiro progresso na constituição da família, na medida em queexcluem os pais e os filhos de relações sexuais recíprocas, ou seja, irmãos e irmãs são, necessariamente, marido e mulher, revelando que a reprodução da família se dava através de relações carnaismútuas e endógenas. O segundo progresso corresponde à Família Panaluana, da qual são excluídas as relações carnais entre irmãos e irmãs, criando a categoria dos sobrinhos e sobrinhas, primos e primas,manifestando-se como um tipo de matrimônio por grupos em como um tipo de matrimônio por grupos em comunidades comunistas. A partir deste modelo de família que são instituídas as gens, consolidando-sepor meio de instituições comuns, de ordem social e religiosa, que o distingue das outras gens da mesma tribo. Com a ampliação das proibições em relação ao casamento, tornam-se cada vez mais impossíveisas uniões por grupos, que foram substituídas impossíveis as uniões por grupos, que foram substituídas pela Família Sindiásmica, com a qual já se observa o matrimônio por pares, embora a poligamia e... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Resumo do texto a origem da familia (cap. ii). TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-a-Origem-Da/178887.html

MLA

"Resumo do texto a origem da familia (cap. ii)" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-a-Origem-Da/178887.html>.

MLA 7

"Resumo do texto a origem da familia (cap. ii)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-a-Origem-Da/178887.html>.

CHICAGO

"Resumo do texto a origem da familia (cap. ii)." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-a-Origem-Da/178887.html.