Resumo do texto a guerra civil em frança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1608 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto: A Guerra Civil em França, Karl Marx, Introdução de Engel.

Aluno: Savio Emerick Barros Pavani Marinho

A Guerra Civil francesa é compreendida como a segunda parte de um processo que começara com o Conselho Geral da Guerra Franco Alemã, porque ainda durante a última metade do século XIX, a Alemanha sofria as consequências daquele acontecimento. A anexação da Alsácia-Lorenapor parte da Alemanha, unificada, a partir de então, fez com que a França fizesse uma aliança com a Rússia, tal atitude resultou em duas alternativas para os alemães, tornar-se “servo notório da Rússia, ou após trégua, teria que se armar para uma nova guerra”, contra os franceses e russos.

Essa rivalidade acirrada entre os povos europeus, também é válida para análise da Guerra Civil na França. Odesenvolvimento político e econômico da França, desde a Revolução Francesa, desenhou-se e tal forma que só uma revolução de caráter proletário poderia estourar no país, que quer dizer que após a emblemática “vitória” na revolução de 1789, a classe de proletário tinha suas revindicações próprias. Mesmo que tais revindicações fossem imprecisas e confusas, todas tinham, a eliminação das diferençasde classes entre capitalistas e operários, como objetivo em comum. As revindicações operárias, contudo, continham um perigo para ordem social, uma vez que a classe ainda estava armada, dessa forma o desarmamento da classe operária, por parte da burguesia, era visto como prioridade. Com o objetivo de enfraquecer os operários, os burgueses liberais tentaram assegurar a reforma eleitoral, para entãofortalecer o partido deles. Dada a crise política entre burguesia liberal e pequena burguesia, os operários inciaram a luta nas ruas, esse possuíam um grau de autonomia muito maior do que se imaginava.

Com a conjuntura mencionada, os operários saíram vitoriosos e no lugar da reforma da república nos moldes da burguesia, ergueu-se a “República Social”. A partir de então surgiu uma imensa luta declasses na França, as classes burguesas e operárias lutavam pelo poder, mas ao mesmo tem esse conflito se desenrolava, ficava mais evidente que nenhuma das duas classes estavam preparadas para governar o país, enquanto o proletário não conseguia se consolidar em uma unidade aceita com representatividade, a burguesia, por sua vez, ainda era, em sua maioria, constituída por sentimentos monárquicos,além de estar dividida em 4 partidos. Como consequência da crise civil instaurada, Louis Bonaparte centralizou o poder, tendo ao seu lado o exército, a polícia e a maquinaria administrativa, instaurando um novo Império. O pretexto usado pelo novo imperador foi que ele iria proteger a burguesia dos operários e os operários da burguesia, sobre amparo de um forte desenvolvimento na indústria.Sob a bandeira de retomar a extensão territorial do primeiro Império, Napoleão Terceiro não tinha outra alternativa senão a Guerra, que seria inevitável, mais cedo ou mais tarde. A 4 de setembro de 1870, o império caiu por meio da Revolução de Paris e a República foi novamente instaurada. Em meio ao colapso francês naquele momento, no qual o país se via em meio a uma guerra e com um governo recéminstaurado, “o povo consentiu aos deputados de Paris do antigo Corpo legislativo que agissem como governo de defesa nacional”. Tal ato permitia que todos aqueles aptos a pegar em armas entrassem para a guarda nacional, o que permitiu com que os operários agora formassem a grande maioria. Como era de se esperar, em pouco tempo instaurou-se uma grande oposição entre os burgueses do governo e oproletário armado, culminando em uma grande Guerra Civil, dentro de uma cidade sitiada por tropas estrangeiras. Enfim, após 131 dias de isolamento a cidade se rendeu, visto que recursos básicos para a sobrevivência estavam faltando. Mesmo assim, a rendição foi de forma parcial, as próprias tropa prussianas tiveram bastante cuidado ao entrar na cidade, dado o respeito imposto pela Guarda Nacional, o...
tracking img