Resumo do texto: "a arte como base epistemológica para uma pedagogia da infância" de ana angélica albano.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ALBANO, Ana Angélica. A arte como base epistemológica para uma pedagogia da infância. In: Prefeitura do Município de São Paulo – Caderno Temático de Formação II- Educação Infantil: Construindo apedagogia da infância. São Paulo: PMSP/SME, 2004, p. 43-51.

Aline da Silva Santos

No ensaio “A arte como base epistemológica para uma pedagogia da infância” Albano enfatiza com bastantepropriedade a arte enquanto percepção estética na prática docente.
Do ponto de vista da autora a arte é uma maneira de olhar e de expressar a si e ao universo. É uma linguagem que manifesta o que aspalavras silenciam. É experiência estética e envolve a totalidade do sujeito, unindo razão e emoção. É, sobretudo, uma área do saber humano com conhecimentos peculiares que devem ser incorporados pelosalunos. Para isto, entretanto é imprescindível que o professor conheça tais conteúdos e planeje de forma sistemática sua prática docente. Destarte, as atividades artísticas devem ser realizadasmantendo uma sequencia de experiências estéticas com as crianças, a fim de promover uma aprendizagem significativa.
Conforme Albano o professor deve proporcionar visitas a museus, parques, a ateliênatural (natureza) dentre outros, a fim de que o aluno possa ampliar suas experiências estéticas. Desse modo, é fundamental que o educador observe os interesses e ouça atentamente as impressõesdistintas dos alunos.
A autora argumenta que a alfabetização visual é atividade que exige seriedade, por isso não tem nenhuma articulação com práticas ornamentais e de distração. Para ela, a experiênciaestética do educador é relevante, pois determinará a maneira como irá trabalhar a arte no contexto escolar. A imaginação é um recurso primordial e deve ser considerado na busca por novas práticasdocentes.
Albano conclui o ensaio afirmando que é possível pensar a arte como fundamento para uma pedagogia da infância, devido a sua totalidade na maneira sob a qual constrói conhecimentos....
tracking img