Islamismo

Ásia Pré-islâmica
O texto de Albert Hourani mostra, de início, como era a formação política, geográfica, e principalmente religiosa do continente asiático, principalmente no que se refere ao que conhecemos hoje como Oriente Médio e Ásia Central.
No ImpérioBizantino, que englobava a Anatólia (porção asiática da Turquia), Grécia, Síria, Egito, Sicília, sul da atual Itália e norte africano, por sinal já tendo um grande poder, com Constantinopla aparecendo como capital imperial, além disso, o grego era importante nesse império, já que haviamdiversos funcionários públicos que falavam essa língua, além de cidades como Alexandria e Antióquia serem centros de cultura grega. Além de tudo, a religião cristã ganhava cada vez mais adeptos, com os templos politeístas se transformando em igrejas e bispos ganhando prestígio e forçapolítica, entre eles o Papa (bispo romano), porém com a não acepção do papa, e sim de sacerdotes orientais como chefes, patriarcas, se iniciando por aí o que viria a ser o Cisma. Começavam a haver conflitos ideológicos e divisão de ramos da Igreja no Oriente, principalmente em relação anatureza de Cristo, como defendiam o nestorianismo (total humanidade de Jesus) e o monofisismo (uma natureza composta de duas), se contrapondo ao Concílio de Calcedônia (451), que definiu Cristo com natureza divina e humana. Além do Bizantino, o grande Império Sassânida também sedestacava naquela época, com cidades com diversos grupos étnicos separadas por estepes e desertos (se destacando a capital, Cteisfonte, no Irã Central, perto do Tigre e Eufrates), unidas por fortes dinastias e cultuando, geralmente, a religião zoroastrista, que coloca a Terra como uma batalhaentre bem e mal em que o lado bom venceria, além de maniqueístas, cristãos nestorianos (muitos eram funcionários públicos), judeus e filósofos politeístas gregos. Além dos dois impérios, existiam reinos que tinham também uma relativa importância, como o da Etiópia e do Iêmen. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Resumo do texto "uma história dos povos árabes", de albert hourani. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Uma-Hist%C3%B3ria-Dos/715458.html

MLA

"Resumo do texto "uma história dos povos árabes", de albert hourani" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Uma-Hist%C3%B3ria-Dos/715458.html>.

MLA 7

"Resumo do texto "uma história dos povos árabes", de albert hourani." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Uma-Hist%C3%B3ria-Dos/715458.html>.

CHICAGO

"Resumo do texto "uma história dos povos árabes", de albert hourani." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Texto-Uma-Hist%C3%B3ria-Dos/715458.html.