Resumo do texto sobre metodo economia e eficiencia nos estudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Método, economia e eficiência nos Estudos

1.1 – Aprender a aprender na faculdade
Quem acaba de ingressar numa faculdade precisa ser informado sobre a maneira de tirar proveito do curso que vai fazer.No curso médio, o estudante deve estar na sala de aula no horário exato e não pode ausentar-se antes da saída do professor. Já nos cursos universitários quem não chega a tempo pode assistir asaulas seguintes, ou ausentar-se antes do término da última aula. No curso médio os alunos andam uniformizados, não podem fumar, as classes são bastante homogêneas, já no curso superior nada disso acontece.
Como as classes do curso superior são de formação heterogênea os programas não apresentam dificuldades iguais para todos.
Quem acaba de entrar para a faculdade percebe que muita coisa mudouespecialmente na responsabilidade, na autodisciplina e na maneira de conduzir sua vida de estudos.
Muitos calouros confessam que aprenderam muita coisa, mas que nunca aprenderam a estudar, isto é, nunca aprenderam a aprender. Quem reconhece a própria carência já deu o passo mais importante para se dispor a tomar o remédio adequado. Fazer um curso superior não é ouvir aulas para conseguir adivinhartestes, mas instrumentar-se para o trabalho científico.
O aluno que fizer isso terá realizado um bom curso superior e quando estiver à frente de novos problemas será capaz de fazer uma pesquisa séria e profunda. Existe uma curiosidade sobre o método de estudar e aprender muito. Porem não se verifica o mesmo interesse em adotar e pôr em prática esses métodos.
Não será fácil pô-lo em prática comperseverança. Pondo em prática facilitara a assimilação e a retenção, desenvolverá a capacidade de análise e o poder de síntese, exercitar a mente.

1.2 - Tempos para Estudar
O primeiro passo é a organização da vida de maneira a abrir espaços para o estudo e planejar o melhor aproveitamento do tempo. Sem a perfeita divisão do tempo o curso não ira render o esperado nem muito menos ira gerar um bomprofissional. Estudar se é um compromisso louvável. O aluno é um ser curioso, pretende conciliar o estudo com a impossibilidade de estudar.

1.3 - Para descobrir o tempo
Consiste em tomar uma folha de papel, anotar diversos dias da semana em linha horizontal e os diversos afazeres em linha vertical registrar depois, na coluna de cada dia da semana, as horas plenas e possíveis, espaços ociosos.Não basta descobrir tempo, é necessário desenvolver técnicas para tornar qualquer tempo produtivo. Quanto menos tempo tivermos mais motivados devemos estar para aproveitá-lo ao máximo.

1.4 - Programar a utilização do tempo.
Não basta impor, ao longo dos estudos, espaços para estudar. É preciso determinação e foco no que se deve estudar em cada horário de maneira programática, embora sealterem planos em determinadas circunstâncias ou se façam remanejamento periódicos. Isso entrará vacilações, indecisões, adiantamentos, a má utilização do estudo. E o resultado da não feitoria desses fatos é o não aproveitamento dos estudos.

1.5 - Horário e preparação da aula
O estudante deverá ler previamente a matéria que será aplicada durante a aula, pois a leitura será em alguns minutos eeconomizara várias horas de aula que o professor utilizará para o seu desenvolvimento em classe.
Além do mais, a leitura permitirá que tirem dúvidas de alguma parte do texto. Deve-se apresentar clareza e perfeição nos apontamentos. O horário que o aluno descobriu para se dedicar aos estudos se divide em três são elas, preparação para a aula, revisão da aula e revisões gerais para provas e exames.1.6 - Horário das revisões das aulas
Não basta preparar-se para a aula e conseguir entender tudo enquanto o professor desenvolve o assunto. É necessário fazer revisões procurar questionar o assunto da aula e procurar responder ao menos mentalmente as questões. Devemos distinguir duas espécies de revisão. A primeira revisão imediata, onde se faz a revisão da aula anterior, antes da aula, as...
tracking img