Resumo do texto publicidade e propaganda política

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (600 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Texto Publicidade e Propaganda Política

A publicidade tem como caraceterística, tornar um fato público, porém quando unida a um produto ou serviço, ela pode está beneficiando umainstituição. Já a propaganda, tem como característica, evidenciar um produto ou serviço, beneficiando uma instituição e ser patrocinada por ela.
Em relação a publicidade e propaganda política:
“Apublicidade e a propaganda política têm sido utilizadas, em todo globo terrestre, com o intuito de atribuir valor a idéias, indivíduos e organizações, além de incutir opiniões, atitudes e comportamentos.(Azambuja 2005)
Logo, a publicidade e a propaganda no meio político serve de alcílio aos eleitores, para “conhecer” a conduta de seus governantes, tal como seu comportamentos e planos de governo.
Outrostipos de organizações sejam elas com caracter social ou com fins lucrativos, usam da publicidade e propaganda, para se promoverem, mostrando as pessoas, seus ideais, seus produtos, informaçõesimportantes sobre a organização entre outros.
A publicidade e propaganda tem o intuito de convencer, orientar e sugestionar a quem recebe a mensagem através de materiais que não necessariamente estãodemonstrando realidade.
No texto “Nação e Estado” foi utilizado um exemplo muito interessante sobre a diferença entre publicidade e propaganda na política:
Ex: “A mensagem expressa em termos de que opartido A venceu as eleições pode ser considerada informação sujeitaa veiculação em publicidade . A mensagem expressa em termos de que o partido A venceu as eleições, com merecimento, pode ser consideradapropaganda política”.
O autor quis dizer que ao você mostrar que um partido ganhou as eleições, isso pode se tornar um fato público, onde ninguem é beneficiado, porém quando o autor dia o termo “com merecimento” a mensagem se volta a favor do partido que venceu, uma vez que ele se esforçou, logo é digno do poder, podendo ser veiculada como propaganda para o partido, como foi dito no inicio...
tracking img