Resumo do texto primeiro quebre todas as regras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Pitágoras
MBA

Resumo do texto: “Primeiro quebre todas as regras” – Colombini, Luís.
A receita do sucesso. VOCÊ, Jun, 1999.

Através de fatos apurados numa pesquisa mundial realizada pelo Instituto Gallup, apresenta a receita do sucesso dos executivos e o que eles fazem e fizeram de diferente para consegui-lo.
O segredo do sucesso dos executivosexcepcionais é que todos, sem exceção, têm uma, e apenas uma, coisa em comum: sabem extrair das pessoas o que elas têm de melhor. Não se esforçam tentando mudar as pessoas. Simplesmente tiram delas o que elas já têm de melhor - e acreditam que todo mundo tem alguma coisa de melhor. Sua idéia fixa: transformar talento, qualquer talento, em performance. Seu objetivo principal: a busca da excelência.Para isso, tratam as pessoas com um profundo respeito pelo que elas são, do jeito que são. Acreditam que salário alto não segura ninguém numa empresa - o que faz isso é a qualidade do seu chefe imediato (se ele é bom, você fica; se não, vai embora). Numa equipe, acham perda de tempo querer tratar todos do mesmo jeito - as pessoas são diferentes; logo, exigem tratamentos diferentes. São essasidéias e esses conceitos que definem o estilo dos melhores entre os melhores. "Há muitas teorias sobre administração, mas ninguém nunca tinha ido perguntar aos executivos e seus funcionários como era a vida deles na prática, como a busca da excelência se realizava no dia-a-dia."
De fato, nos últimos 20 anos foram elaborados, acreditem se quiser, milhões de princípios, sistemas, teorias,hipóteses e paradigmas para destrinchar os mistérios da liderança e da administração de empresas. Simplesmente nenhuma funciona completamente. "Nenhuma delas é completa e a grande dificuldade é saber o que usar e o que jogar fora." Em suma, é preciso não apenas separar o joio do trigo - mas, uma vez feita a separação, não escolher o joio. Os grandes administradores acreditam que habilidades econhecimentos específicos são importantes, mas que o que decide mesmo o jogo é o talento que cada um tem.
Mas talento, para eles, tem uma definição muito especial: é algo que toda e qualquer pessoa, possui. É a própria essência da pessoa, seus padrões recorrentes de comportamento, pensamento e sentimento. É uma espécie de impressão digital da alma. Nenhum talento é igual a outro, porque uma pessoaé diferente da outra, e todo tipo de talento é importante. O grande desafio que os melhores gestores do mundo têm conseguido vencer é encontrar a pessoa certa, com o talento certo, para desempenhar o papel certo. Essa visão, em resumo, é o principal segredo dos executivos de sucesso. Eles a colocam em prática todos os dias, e é isso que os faz tão diferentes. O resto é decorrência.
Esqueça ospontos fracos das pessoas, deixe-as em paz. Querer mudar isso é perda de tempo. "Se o ponto fraco da pessoa não tem a ver com a atividade que ela exerce e os resultados que ela consegue, é obrigatório relevar isso", diz José Marcos Chicaroni. "Na maioria das empresas, há uma tendência grande em enxergar as falhas e deficiências dos funcionários, e insistir para que elas mudem", diz GutembergMacedo.
Pessoas raramente mudam alguns tipos de comportamento. Pessoas são o que são, têm algo que nasceu e vai morrer com elas, ou algo que adquiriram num certo momento da vida profissional e pessoal, e isso dificilmente pode ser mudado de verdade. Sim, elas podem aprender inglês, legislação tributária ou programas eletrônicos para giro de estoques, mas não podem aprender a ter espírito de liderançaou vocação para vendas, por exemplo. Ou elas têm isso ou não têm. E ponto final. Os grandes administradores miram os pontos fortes, o talento natural, a essência intransferível de cada um, o que cada pessoa tem de melhor - e ajudam cada funcionário a desenvolver esse talento.
Ao mesmo tempo em que coloca cada pessoa como o bem mais valioso de uma empresa, a pesquisa do Gallup derruba uma...
tracking img