Resumo do texto marketing myopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do texto Marketing Myopia

O artigo inicia mostrando a miopia de grandes empresas frente ao mundo contemporâneo, muitas organizações retrocedem devido a falhas administrativas. O grande diferencial de uma administração é conseguir ter uma visão do todo, ou seja, as empresas devem se preocupar com os seus clientes e se adaptar a nova realidade, ao invés de se preocuparem com um produtoespecífico que em determinada época pode estar ultrapassado, este propósito foi bem exemplificado no artigo pelos exemplos das ferrovias e de Hollywood. Muitas empresas até podem ser tecnicamente impecáveis, lançando produtos de qualidade e diferenciáveis, no entanto, se esta não conhece os seus clientes, facilmente fracassará, uma vez que estará colocando no mercado produtos sem agradar o seupúblico-alvo.
O autor aponta o fracasso de setores como o das ferrovias à falta de engenhosidade e de habilidade dos administradores.
Quase todos os setores industriais já passaram por uma fase de rápida expansão, e esta fase sempre esteve associada aos seus produtos incomparáveis. No entanto, quando estes produtos se tornam obsoletos, o setor industrial dificilmente sobrevive, no artigo, tivemosexemplos como o da lavagem à seco, a energia elétrica e as mercearias, este ultimo, exemplificou da seguinte maneira: com o surgimento dos supermercados, os donos de mercearias pouco se importaram com essa possível ameaça e não fizeram nada para modificar-se, não procuraram analisar as necessidades dos seus clientes, o resultado foi que essas mercearias acabaram sendo engolidas pelos supermercados.Um grande problema enfrentado é o ciclo auto-ilusório, no qual a indústria tem uma grande ascensão e depois uma queda despercebida, os principais motivos são: acreditar que o desenvolvimento é assegurado por uma população em crescimento, este por si só é um grande mito como colocado no artigo, e é exatamente o que acontece com o petróleo; acreditar que não há um substituto que possa concorrercom o produto, aqui também pode exemplificar com a indústria do petróleo que acredita que nenhum produto pode substituir a gasolina; fé exagerada na produção em massa e nas vantagens da queda rápida dos custos unitários e a preocupação com um produto.
A Detroit, indústria de carros, mostrou o que acontece com a maioria das empresas, ela jamais pesquisou as necessidades dos clientes, somentepesquisou suas preferências entre as coisas que já tinha decidido oferecer-lhes. Dessa forma, perdeu inúmeros fregueses para outros fabricantes de carros pequenos. Isso evidencia que as atividades de marketing ainda são consideradas uma conseqüência necessária do produto, e não o contrário como deveria ser.
Ford mostrou uma grande contribuição na historia do capitalismo, porém ao mesmo tempo em queele foi brilhante ele foi insensato. Foi brilhante, pois atendeu as necessidades do mercado, mas foi insensato, pois recusou dar ao seu cliente um carro que não fosse preto. A produção em massa tem uma grande importância uma vez que é bem atrativa no que se refere a lucros, no entanto, não podemos esquecer a preocupação com o cliente.
Os setores industriais estão mais preocupados com astentadoras oportunidades de lucro através de baixo custo unitário, do que com o olhar cauteloso para o cliente e a percepção da necessidade de mudança. O setor está tão preocupado com o seu produto especifico que não consegue ver como ele está se tornando obsoleto. Mais uma vez o petróleo é exemplificado, novas métodos de energia vêm crescendo, tais como, pilhas químicas, baterias e energia solar, noentanto as indústrias de petróleo teimam em focar suas atenções para os seus produtos específicos ao invés de enxergarem o todo do setor de energia.
Um fato que evidencia o atendimento das necessidades do cliente, é o fato de que ninguém gosta de perder tempo ao ir abastecer o carro, é como se tivessem ido a um lugar para pagar um taxa para poder continuar a dirigir. Dessa forma, as novas...
tracking img