Resumo do texto “le goff, jacques . memória”

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
Museologia, memória e patrimônio
José Mauro
Aluna: Thais Pucu Neves
Ano: 2012.2

Resumo do texto “LE GOFF, Jacques . Memória”
Segundo o autor,o conceito de memória surge em meio às ciências humanas, mas que também abrange os campos psíquicos e biológicos relacionados ao homem, já que remonta acontecimentos pessoais do indivíduo. Sendo,então, a conservação de informações de cada pessoa, mantendo-as vivas.
A memória também serve para abordar problemas do tempo e históricos, referindo-se à memória social, fazendo as pessoas pensarem sobreum acontecimento passado de uma maneira crítica.
Existem diferentes tipos de sociedades, consequentemente, existem diferentes tipos de memórias, como exemplo “memória oral” e “memória escrita”. Coma evolução da sociedade, houve uma transição da oralidade à escrita, chamada no texto de “domesticação do pensamento selvagem”. Algo que é comum em todas as sociedades, independente do tempo, é o fatodos indivíduos terem informações no patrimônio genético, na memória a longo prazo, na memória ativa, temporariamente.
A memória, segundo Leroi-Gourhan, é dividida em três tipos, a “memóriaespecífica”, que trata de um grupo exclusivo, por exemplo, o comportamento de espécies, a “memória étnica”, que trata do comportamento nas sociedades humanas, sendo característica de todas as sociedades, e a“memória artificial”, que é mecânica e moderna, sem instintos.
Para Le Goff, diferentemente de Leroi Gourhan, a memória étnica é uma forma característica dos povos sem escrita, e não de todas associedades. Os povos sem escrita acabam confundindo a História com o mito, já que não existe algum documento oficial que confirme o acontecimento tratado. Sendo assim, cada um pode fazer sua própria versão daHistória, e com o tempo, na oralidade, os fatos vão se modificando. Mas para que isso não aconteça, essas sociedades têm um membro específico no grupo que está responsável em manter a memória,...
tracking img