Resumo do texto "Intervenções urbanas, usos e ocupações de espaços na região central de Belo Horizonte", escrito por Juliana Gonzaga Jayme e Eveline Trevisan.

1007 palavras 5 páginas
A partir da leitura do texto Intervenções urbanas, usos e ocupações de espaços na região central de Belo Horizonte de Juliana Jayme e Eveline Trevisan podemos conhecer de forma mais especifícia um pouco da história da cidade de Belo Horizonte e da região central. A partir dos final dos anos 70 o centro passou por algumas mudanças, caracterizadas pela demolição de prédios, diminuição de áreas de espaço público de convivência, porém foi no início dos anos 90 que o centro passou a ser realmente valorizado devido a importância histórica, de forma que foi feita a elaboração de projetos para a requalificação urbana de maneira que a região fosse transformada em um espaço para a população.
É de conhecimento comum que Belo Horizonte foi a primeira cidade planejada do Brasil na qual a cidade tinha como limite a Avenida do Contorno, o projeto foi inspirado em Paris de Haussman e na Washingtonde L'Énfant, uma arquitetura marcada por ruas e avenidas largas e retas. Porém, já em 1920 a cidade não conseguiu suprir a demanda da população e a cidade expandiu-se e com isso a Avenida do Contorno tornou-se a delimitação da região central. Até porque nenhuma cidade excessivamente planejda e controla segue o modelo que a gerou, principalmente porque a cidade é o resultado de influências formais, cotidianas e culturais.
No texto há uma citação na qual as autoras citam Celina Lemos, que sistematiza as transformações ocorridas no final do século 19 e ao longo do 20 através de cinco momentos da transformação do espaço urbano na capital, os cinco momentos são: a implantação do projeto de Aarão Reis; a consolidação do plano e a formação das paisagens; a busca pela modernização e as primeiras legislações de gestão dos espaços; a conurbação do Centro e as consequentes expansões e/ou extensões; os incontroláveis processos de demolição e a renovação do centro tradicional. Acredita-se que seja nessa época em que Belo Horizonte tenha começado um processo de verticalização já que havia um novo

Relacionados