RESUMO DO TEXTO GOVERNABILIDADE SISTEMA POL TICO E CORRUP O NO BRASIL C Pia

567 palavras 3 páginas
O livro “Corrupção e Sistema Politico no Brasil” foi organizado pelos autores Leonardo Avritzer e Fernando Filgueiras. Os capítulos foram escritos por diferentes autores e faz uma análise sobre a corrupção no sistema politico do Brasil.
Os autores fazem uma descrição e discussão sobre a corrupção ser uma questão política e que é preciso tomar providências para combatê-la. Os autores também consideram a opinião da população essencial para o entendimento da corrupção e também como eles encaram essa problemática.
O segundo capitulo do livro, “Governabilidade, sistema politico e corrupção”, foi escrito por Leonardo Avritzer, que fez uma análise do fenômeno da corrupção sob o ponto de vista das estruturas criadas pela democracia no Brasil. Ele também alerta para os danos que a corrupção gera na sociedade e na forma que as instituições governamentais agem sobre ela.
Presidencialismo é o sistema de governo no qual o chefe do Executivo é eleito diretamente pelo sufrágio popular e tem um mandato independente do Parlamento. E coalisão refere-se a acordo entre partidos e aliança entre forças políticas para alcançar determinados objetivos. O capítulo diz que presidencialismo de coalisão “pode ser descrito da seguinte forma: o presidente do Brasil se elege com uma quantidade muito maior de votos que seu partido recebe nas eleições para o congresso, criando a necessidade de alianças politicas”.
Segundo o autor, mesmo que o presidencialismo de coalisão tenha conseguido condições politicas de governabilidade e administração pública adequadas, esse método tem sido debilitado pelos casos de corrupção. Todos os acontecimentos causados pela corrupção têm levado a uma forte queda de confiança na legitimidade do Legislativo em relação à opinião pública.
Avritzer fez uma critica sobre o sistema politico através da cultura e um balanço do funcionamento do sistema politico brasileiro. Em ambos, foram aplicados, pelo Centro de Referência do Interesse Público, surveys que mostram um

Relacionados