Resumo do texto do rogado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A criação e o desenvolvimento de um museu surgem a partir de ideias que servem como a base e o fio condutor de um projeto, sendo que o mesmo passa por diferentes etapas e processos.
Todos osprocessos museológicos e museográficos são concebidos a partir de conceitos e definições de objetivos (o projeto museal), a fim de se criar um espaço multidisciplinar e um trabalho baseado noapoio da comunidade. Sendo assim, é necessário desenvolver um local que possua uma linguagem unificada, com conceitos claros, capazes de proporcionar um ambiente que contribua para a formaçãodo individuo.
Partindo então de todas estas necessidades o texto pontua uma serie de ações que podem vir a ser um facilitador do desenvolvimento projetual. Inicialmente é importante se criar umplano diretor, que proporcione uma base de todo o processo e as suas respectivas etapas, desde a organização do espaço, as articulações, prazos, ate se chegar a exposição. Sendo assim,trata-se de uma grande estratégia que economiza tempo e permite prever tanto dificuldades como soluções.
Esse plano diretor serve como um guia que acaba por dar continuidade e vincular todas asetapas do projeto. Criando assim um dialogo entre as ideias e a pesquisa ate se chegar a narrativa expositiva, por meio da escolha de um tema de acordo com a ideologia da instituição, paraposteriormente desenvolver a tematização e suas respectivas formas representativas, como por exemplo: a utilização de um cenário, quais os elementos didáticos irão ser utilizados, qual o percurso vaiser traçado. Portanto trata-se da montagem de uma estrutura organizacional muito eficaz e didática.


Referência Bibliográfica

ROGADO, Luisa. A revolução museológica faz-se a partir daexposição. Cadernos de Sociomuseologia Nº 31- 2009. Lisboa: Centro de Estudos de Sociomuseologia. P. 107-114. http://revistas.ulusofona.pt/index.php/cadernosociomuseologia/article/view/490/393
tracking img