Resumo do texto de peter berger. perspectivas sociológicas, uma visão humanística. capitulos 1 e 2.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (477 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 1 – A Sociologia como Passatempo Individual

Segundo Berger, é comum verificar em universitários, uma visão um tanto distorcida do que se trata o trabalho do sociólogo,confundindo-se muitas vezes, com o que é exercido pelo assistente social. Isto ocorre, principalmente, pela vontade de realizar trabalhos sociais junto às comunidades e às pessoas especificamente, tendo comoresultado a desilusão causada por esta visão distorcida da sociologia.
Neste primeiro capítulo, o autor traz o ponto de vista da sociologia na sociedade estadunidense, onde o serviço social tem comoprincipal inspiração não a sociologia, mas a psicologia no desenvolvimento de sua teoria, muito, em busca do reconhecimento como profissional, prestígio, poder e a remuneração que o mesmo os trariam.O serviço social implica, em sua prática, em uma interação direta com a sociedade. A sociologia trabalha na compreensão da sociedade. Assim, esta compreensão pode ser útil para quem interage.O sociólogo, no exercício de suas atribuições, deve ser isento de valores. Não deve focar-se apenas em gerar estatísticas, nem mesmo a uma linha de produção em série de publicações científicas. Otrabalho sociológico deve ter por objetivo a compreensão da sociedade de maneira disciplinada, metodológica, utilizando-se de terminologia adequada, levando-se em consideração que o interesse dosociólogo é essencialmente teórico. A sociologia é uma ciência que, no seu exercício, por muitas vezes, caminha junto a outras áreas do conhecimento, principalmente a História.
Berger finaliza oprimeiro capítulo enfatizando que o sociólogo é, em sua essência, um apaixonado pela descoberta das verdades ocultas existentes no ser humano e sua interação com o meio em que vive.Capítulo 2 – A Sociologia como Forma de Consciência




No segundo capítulo, o autor inicia sua narrativa traçando uma comparação entre os esforços...
tracking img