Resumo do texto de harvey sobre a acumulação fordista

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (559 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Acadêmica: Jhérsyka da Rosa Cleve
Disciplina: Geografia Econômica.

Com base no texto de Harvey (1994), quais as principais características do Regime de Acumulação Fordista?
O fordismo surge em1914 como maneira de organização de trabalho, quando Henry Ford estabelece a jornada de 8 horas a cinco dólares de recompensa para o trabalho em linha de montagem. Essa forma de organizaçãodesenvolve-se e consolida-se nos países capitalistas ocidentais em meados da década de 70. Apresentando momentos de diferenciação em seu desenvolvimento, pode-se dizer que atinge a maturidade no período imediatoao pós-guerra, durando até 1973.
O fordismo em sua característica apresenta uma separação entre gerência, concepção, controle e execução ante um novo tipo de reprodução da força de trabalho, no qualreconhece de que produção em massa significava consumo em massa. Essa forma produtiva, presente no tecido social, foi um modo específico de viver, pensar se ajustando à nova forma de trabalho e aonovo processo produtivo.
Estruturou-se então o novo sistema de reprodução da força do trabalho, um novo sistema de controle, um novo tipo de sociedade democrática, racionalista e capitalista. O consumoem massa, necessário aos padrões de acumulação fordista “subsumiu o tempo e o lazer” do trabalhador a certo tipo de controle necessário às expectativas e à racionalidade da produção.
Nesse período,o capitalismo atingiu altas taxas de expansão mundial. Um momento histórico de ondas largas, expansivas do capitalismo.
Entretanto, segundo Harvey nem todos eram atingidos pelos benefícios dofordismo, havendo na verdade sinais abundantes de insatisfação mesmo no apogeu do sistema.
O fordismo apresenta características bem peculiares como a regulação dos mercados de trabalho no qual o Estadodeveria intervir de forma direta ou indiretamente exemplo disso é sobre os acordos salariais e os direitos dos trabalhadores na produção, existia uma classificação para os trabalhadores entre aqueles...
tracking img