Resumo do texto . Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Educação
Licenciatura em Pedagogia
Questões atuais da Educação brasileira
Aluno – Marcos José Siqueira de Lima
Terceiro período pedagogia
Professora – Vânia C. Motta





Resumo do texto

Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativoAutor

Adelaide Alves Dias


“Graduação em Psicologia (1986) e mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal da Paraíba (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2001). Professora Adjunta do Departamento de Habilitações Pedagógicas do Centro de Educação da UFPB, membro do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos coordenadora doPrograma de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal da Paraíba, onde atua na linha de pesquisa Políticas Educacionais”.


O texto tem como finalidade descrever e fazer uma análise sobre a educação aponta com
Exatidão que educação é um direito dos cidadãos, porém muito polemizando e questionada em seus discursos. Além de promover discussões sobre a importância da educação nasociedade como um direito de todos os seres humanos, temos em vista que ela é um instrumento muito importante para que seja formada uma sociedade mais justa democrática e igualitária. No entanto está sempre em evidencia, pois é motivo de discussão em assembleias seminários e tantas outras mesas de debates. É através da educação que vemos um excelente processo capaz de tornar humano os sereshumanos. Isto significa que a educação não apenas se caracteriza como um direito da pessoa, mas é  de fundamental importância que esteja inserida na sociedade como um direito de todos e como um elemento de total importância. Traçando uma trajetória histórica a autora descreve os principais atos e acontecimento que legitimaram a educação como direito fundamental do ser humano, tendo como primeiro deles em1973 na Convenção nacional Francesa onde foi aprovada a Declaração dos direitos do Homem e do Cidadão, que no seu artigo XXII reconhece a instrução como um direito que todos devem ter acesso. Em 10 de dezembro de 1948, a mesma declaração é reafirmada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), reafirma, no seu artigo XXVI: “Toda pessoa tem direito à instrução”.
Ainstrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito “A partir de começa”-se fazer uma relação entre os tipos de educação seja ela formal ou não formal, enfatizando-a como um direito humano, pois a mesma é segundo a declaração de Vienaem 1993 como “Elemento essencial de promoção de relações harmoniosas entre as comunidades, capaz de fomentar o respeito mútuo, a tolerância e a paz, reiterada pela exposição de conteúdos e processos mediante os quais a tarefa de educar em direitos humanos pode ser realizada.”
A autora traz também outros autores que reforçam essa trajetória histórica de afirmação da educação como umdireito humano dentre eles MACHADO e OLIVEIRA que considera a educação como “um direito social proeminente, como um pressuposto para o exercício adequado dos demais direitos sociais, políticos e civis” os mesmos autores explicam que sem a educação a aquisição de outros direitos é impossível. A educação no Brasil também é colocada em destaque no texto, mostrado que um dos principais problemas geradopela falta de educação, e que devido a isso tem resultado numa relação de dominação e exploração econômica vivenciada pelos brasileiros., são consequências dessa situação também “a problemas sociais caracterizados. Podemos diante mão afirma que a educação é um direito de fundamental importância,e que percorre esse caminho marcado por muitas lutas que tentam assegurar esse direito a todos os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA – DIAS, Adelaide Alves. Da educação como direito humano aos direitos humanos como princípio educativo. Educação em...
  • RESUMO DIREITOS HUMANOS TEXTO 2
  • O processo educativo em direitos humanos
  • Resumo Sociologia da Educação (Educação, democracia e direitos humanos)
  • texto 1 direitos humanos
  • Resumo do livro “Ética, Educação, Cidadania e Direitos Humanos”
  • Educação em direitos humanos
  • Educação em Direitos Humanos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!