Resumo do Texto "Cultura e cultura"

Páginas: 5 (1058 palavras) Publicado: 9 de julho de 2014
Em seu livro “Cultura com Aspas”, a autora Manuela Carneiro da Cunha diferencia através de suas experiências etnográficas, o sentido de “cultura” e cultura (sem aspas). A ideia apresentada é que gira em torno das implicações da apropriação do conceito antropológico de cultura (grafado sem aspas para conotar algo como a cultura “em si”) pelos povos que foram tradicionalmente estudados pelaAntropologia. O que acontece quando esses povos passam a falar de sua própria “cultura” (agora grafada com aspas, para conotar a cultura “para si”, uma meta-cultura). Evidencia que cultura (sem aspas) se refere a uma lógica interna a uma dada sociedade (com todos os problemas dessa noção) enquanto “cultura” se refere a uma lógica interétnica (i.e., uma relação entre diferentes sociedades, como quando apalavra “cultura” permite que membros de uma dada cultura falem sobre sua própria cultura).
Segundo a autora há uma imaginação limitada que está na base dos dispositivos nacionais e internacionais sobre o conhecimento indígena. Essa imaginação limitada remete a uma noção de “cultura” da qual o conhecimento é apenas uma das manifestações. Nesse sentido, depende de como se entende “cultura” paraser concebido o modo intelectual indígena. A “cultura” se originou na Alemanha setecentista e a priori estava relacionada á noção de alguma qualidade original, um espírito ou essência que aglutinava as pessoas em nações, e também separaria as nações umas das outras. Era também relacionada á ideia de que essa originalidade nasceria das diferentes visões do mundo em relação aos vários povos, ou seja,os povos seriam os outros dessas visões que permanecem como autoria coletiva e endógena até hoje.
Cunha avalia que postular direitos costumeiros deve reger a alocação e a distribuição de benefícios no âmbito interno, como faz a maioria das legislações nacionais, é uma maneira de tentar separar o contexto interno do externo. Então é necessário, segundo o texto, distinguir a estrutura interna doscontextos endêmicos da estrutura interétnica que prevalece em outras situações, levando em considerações que a lógica interétnica não equivale á submissão, á lógica externa, e nem a lógica do mais forte, as situações interétnicas não são desprovidas de estruturas. O tipo de processo que envolve a organização e a ênfase de diferenças culturais tem recebido maior atenção dos estudos coloniais, mas alógica interétnica não é específica da situação colonial, nem de um desequilíbrio de forças de modo geral.
Então para tornar mais precisa a definição de “cultura”, a autora sugere o uso de aspas para a unidade num sistema interétnico, sendo que a “cultura” tem a propriedade de uma metalinguagem, é uma noção reflexiva que de certo modo de si mesma.
A cultura ( sem aspas) é considerada a partirde direitos costumeiros, onde por exemplo, existe a noção de direitos privados sobre conhecimentos, havendo uma correlação paradoxal, onde quanto menos uma sociedade concebe direitos privados sobre a terra, mais desenvolve os direitos sobre “bens materiais “ . Nesse sentido, quando consideramos as propostas legais alternativas e bem intencionadas, estamos no campo das “culturas”.
Então, osdireitos intelectuais oriundos de muitas sociedades tradicionais, diz respeito á cultura, os projetos políticos que consideram a possibilidade de colocar conhecimento tradicional em domínio público (payant), diz respeito á “cultura”. Sendo isso uma consequência da reflexividade mencionada por Manuela Cunha.
Outra afirmação relevante á “cultura”, é quando o autor se refere aquilo dito acerca da cultura( sem aspas). Os traços culturais constituem em objetos e quase objetos possíveis de todo o tipo de transação, como por exemplo, direitos sobre rituais, cantos, saberes e fórmulas mágicas, podem ser ofertados ou vendidos, sendo que os bens culturais eram todos como propriedades, porém inalienáveis.
Na Amazônia e Melanésia, os costumes, os cantos, as cerimônias, saberes e técnicas têm por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Texto :O que é Cultura
  • resumo do texto pele e cultura
  • Resumo do texto a cultura da paz
  • Resumo Texto Cultura
  • resumo do texto a centralidade da cultura
  • Resumo Do Texto Voc Tem Cultura
  • RESUMO DO TEXTO “CULTURA UM CONCEITO ANTROPOLÓGICO”
  • RESUMO DO TEXTO: “O QUE É LIBRAS; CULTURA SURDA”

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!