RESUMO DO TEXTO CORRUPÇÃO: CRIME CONTRA A SOCIEDADE, DE LEONARDO BOFF

312 palavras 2 páginas
RESUMO DO TEXTO CORRUPÇÃO: CRIME CONTRA A SOCIEDADE, DE LEONARDO BOFF

O autor Leonardo Boff cita a Transparência Internacional na qual o Brasil é o 69º mais corrupto de 91 países e ressalta a impunidade da corrupção
Toma a China como exemplo por punir políticos corruptos e com penas, em certos casos, de morte e lembra-se dos fatos diariamente expostos de corrupção como o do contraventor Carlinhos Cachoeira que corrompeu membros de todas as esferas sociais necessárias para garantir a continuidade de seu negócio.
Fala sobre a palavra corrupção, criada por Santo Agostinho em 416 e que significa ter um coração rompido e pervertido citando o Gênesis e o filósofo Kant também para afirmar sua opinião de que o homem em sua natureza é corrupto por natureza, mas pode superar essa condição.
Identifica três razões para a corrupção no Brasil: História, política e cultural.
Histórica: Devido a nossa herança colonial e escravocrata com instituições violentas e injustas que levavam as pessoas a se corromper, subornar, etc. O jeitinho brasileiro como meio para sobreviver nessa sociedade desigual e injusta.
Política: A base da corrupção política reside no patrimonialismo, na indigente democracia e no capitalismo sem regras. As elites organizam o Estado apenas com seus interesses sem pensar no bem comum.
Cultura: Os políticos são vistos como expertos e não como criminosos. Cria-se um caldo cultural que tolera e permite a corrupção.
O autor cita Hobbes com o seu “Leviatã (1651)”, como o porquê de tudo isso “... irrequieto desejo de poder e de mais poder que cessa apenas com a morte...”.
Logo depois ele cita o caso do partido político PT, que levantou a bandeira das transformações sociais, mais preferiu os acordos com o corrupto poder dominante.

Relacionados