Resumo do significado itl cobit

264 palavras 2 páginas
ITIL – Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infra-Estrutura de TI – é um conjunto de melhores práticas para gestão de serviços de serviços em Tecnologia da Informação-TI. Esta práticas estão contidas em sete livros(portanto, o termo “Biblioteca”), entre esses livros os dois primeiros se destacam: Service Support (Suporte a Serviços) e Service Delivery (Entrega de Serviços)
Ao adotar o ITIL, após um criterioso estudo de viabilidade, onde todos devem estão engajados, a área de TI da empresa pode ser beneficiada proporcionando uma integração maior internamente no que diz respeito a redução do tempo de execução de serviços e de solução de problemas, aumento da satisfação dos usuários e clientes, maior controle da gestão, redução de custos operacionais entre outros. Lembrando que o ITIL não é um método ou manual, é uma estrutura flexível que pode ser adaptada às necessidades da empresa.

COBIT (Control Objectives for Information and related Technology) é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento e controle das iniciativas de TI nas empresas, é um guia para a gestão de Tecnologia da Informação. Está dividido em quatro domínios:
- Planejamento e Organização;
- Aquisição e Implementação,
- Entrega e Suporte;
- Monitoração.
O ponto central é o gerenciamento da informação com os recursos de TI, para garantir o negócio da empresa baseado nos recursos de controle de objetivos, um framework (modelo), mapas de auditoria, ferramentas de implementação e um guia de técnicas de gerenciamento.
Com as práticas de Gestão baseadas no Cobit, fornece métricas para a avaliação de resultados, orientando para um melhor gerenciamento de processos do negócio. Portanto, o Cobit f

Relacionados

  • Pim 7
    4968 palavras | 20 páginas
  • Levantamento E Avalia O Do Controlo Interno De Uma Empresa Do Ramo Alimentar
    36295 palavras | 146 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas