Resumo do principio da bomba atomica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (772 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO PRINCIPÍO DA BOMBA ATÔMICA

A bomba atômica funciona pela divisão de um núcleo atômico pesado em dois “pedaços”, devido a emissão de três nêutrons por parte desse núcleo. Trata-se,portanto, de uma fissão nuclear.
O núcleo em questão ou é de Urânio 235 (92U235) ou de Plutônio 239 (94Pu239), capaz de absorver um nêutron e se desestabilizar. Nas bombas atômicas, ocorrem sucessivasabsorções de nêutrons até o Urânio ou Plutônio ficarem esgotados (não emitirem radiações).
O processo de produção das bombas atômicas libera uma grande quantidade de energia. Com dez quilos de Urânio ouPlutônio se obtém energia equivalente a cerca de 50.000 a 100.000 quilogramas de dinamites. Porem, o Urânio deve ser antes enriquecido.

As explosões nucleares têm forma de cogumelo. Isso ocorreporque, quando uma bomba atômica explode, surgem várias outras formas de energias: luz, calor, raios gama, partículas alfa, beta, etc. Com a explosão, a temperatura é rapidamente elevada, o que impede adissipação do calor da explosão. À medida que o tempo vai passando, o calor tenta “subir”, procurando regiões mais frias para se expandir, como acontece numa chaminé.

Depois de certo tempo, apressão provocada pela explosão diminui e permite que o ar frio, em volta da região onde houve a explosão, seja “invadido” pelo excesso de calor da explosão.

Ao sair dessa espécie de chaminé, o calor ea radiação se expandem, e isso também ocorre com os gases extremamente quentes produzidos pela explosão, mas com o formato parecido ao de um “guarda-chuva”. Assim, tem-se o cogumelo atômico, quetambém contem toneladas de detritos (poeira, por exemplo) da superfície do local em que houve a explosão.

Um outro processo que ocorre logo após o lançamento de uma bomba atômica é a chuva negra, nomedado a chuva que traz de volta para a terra a poeira e a cinza que permanecem em suspensão no ar, após a explosão de uma bomba atômica. Depois de caírem os detritos mais pesados, uma poeira fina e...
tracking img