Resumo do pensamento seculo xx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (347 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Pensamento do século XX
O século XIX foi um período marcado por grandes convicções. De modo geral, muitos filósofos estavam confiantes no poder da razão, os cientistas, entusiasmados com oprogresso tecnológico, os capitalistas, radiantes com as vantagens da expansão industrial, os românticos, vibrando com a valorização da pátria e dos sentimentos nacionais, os socialistas, pregandoardorosamente a construção do socialismo, e assim por diante. Poucas dessas convicções subsistiriam intactas no século XX, que foi por isso, caracterizado como uma era das incertezas.
Os acontecimentos doséculo XX foram vários, Duas guerras mundiais jamais vista na historia da humanidade onde derramaram sangue em uma grande escala. A explosão da barbárie nazista. A revolução da russia impulsionou aascensão do socialismo em vários países, engatilhando para a famosa guerra fria que polarizou grande parte do planeta e só terminou com o fim da união soviética. O lado positivo: Depois da segundaguerra, a tecnologia deu um salto vertiginoso. Com isso, confins do universo foram explorados, naves espaciais iniciaram a conquista do cosmo. A engenharia genética registrou avanços antes restritos aoslivros de ficção. A tecnologia da informação e diversos novos aparatos chegaram á vida cotidiana de milhões de usuários em todo o mundo.
Lado negativo: A tecnologia trouxe também a corridaarmamentista, junto com o medo da destruição atômica e a degradação ambiental. Os avanços tecnológicos não contribuíram muito para diminuir profundas desigualdades sociais no planeta. Cerca de 80% darenda mundial concentram-se nas mãos de 15% da população, enquanto mais da metade da humanidade ainda enfrenta problemas de desnutrição, falta de moradia, desamparo á saúde e á educação.
Por issotudo, as impressões dos grandes intelectuais que viveram no século XX são díspares, e por vezes, antagônicas. Outros pensadores reconhecem que, apesar das violências, o século XX foi também um período...
tracking img