Resumo do pcn de história e geografia

RESUMO DO PCN DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA



RESUMO DO PCN DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Trabalho apresentado como requisito de
avaliação na Disciplina de história e geografia do
curso de aproveitamento deEstudos em Pedagogia, pelo Instituto
Superior de Educação Alvorada Plus
(ISEAP), sob a orientação da Profa. Valderês

cAMPO LIMPO/SP
2012

HISTÓRIA
No ensino e aprendizagem de história, o PCN descrevecomo ocorre a concepção de ensino, onde os fatos históricos podem ser entendidos como ações humanas significativas, escolhidas por professores e alunos, para análise de determinados momentos históricos. O PCN cita também, a importância de escolhas didáticas coerentes para facilitar a compreensão de tais fatos.
Ainda segundo o PCN, os personagens que desenvolvem ações individuais ou de grandereconhecimento podem ser considerados os sujeitos da história e acabam por tornarem-se significativos para estudos históricos. Esses sujeitos históricos podem ser trabalhadores, patrões, escravos, reis, entre outros.
Por outro lado, o conceito de tempo histórico pode estar limitado ao estudo do tempo cronológico, que se refere ao presente, passado e futuro, mais diretamente à calendários e datas e podeser apreendido a partir de vivências pessoais, pela intuição, como no caso do tempo biológico e do tempo psicológico interno dos indivíduos.
Já os níveis das durações estão relacionados à percepção das mudanças ou permanências nas vivências humanas, quer nos acontecimentos pontuais, quer nos acontecimentos de durações mais longas ou ainda em acontecimentos de longuíssimo tempo como aqueles queperduram por diversas gerações e atravessam séculos.
Por isso, a importância de que a escolha metodológica oriente o trabalho buscando relacionar e comparar a realidade presente com os momentos significativos do passado, permitindo assim, uma compreensão da dimensão histórica.

OBJETIVOS DE HISTÓRIA
Para que essa compreensão ocorra de fato, o PCN estipula alguns objetivos gerais e para oprimeiro ciclo e segundo ciclo, que os alunos deverão ser capazes de ler e compreender. Entre os objetivos gerais, podemos destacar os seguintes:
* Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços;
* Questionar sua realidade, identificando alguns de seus problemas e refletindo sobre algumas de suas possíveis soluções, reconhecendo formas deatuação política institucionais e organizações coletivas da sociedade civil;
* Utilizar métodos de pesquisa e de produção de textos de conteúdo histórico, aprendendo a ler diferentes registros escritos, iconográficos, sonoros;
* Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a diversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e como um elemento de fortalecimento da democracia.Já os objetivos para o primeiro e segundo ciclo são os seguintes:
* Comparar acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posteridade e simultaneidade;
* Caracterizar o modo de vida de uma coletividade indígena, que vive ou viveu na região distinguindo suas dimensões econômicas, sociais, culturais, artísticas e religiosas;
* Identificar algunsdocumentos históricos e fontes de informações discernindo algumas de suas funções;
* Reconhecer algumas relações sociais, econômicas, políticas e culturais que a sua coletividade estabelece ou estabeleceu com outras localidades, no presente e no passado;
* Utilizar diferentes tipos de informação para leituras críticas;
* Valorizar as ações coletivas que repercutem na...
tracking img