Resumo do PCN's de Língua Portuguesa

Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa
MEC (Ministério da Educação) Parâmetros Curriculares Nacionais.Língua Portuguesa. Brasília, MEC.1998
Autora: Tatiane das Neves Vilela
RESUMO1: Apresentação da área de Língua Portuguesa
I- Introdução
As propostas de reformulação do ensino de L.P. entre 1960 e início de 1970, apontavam mudanças no modo de ensinar , acreditava-se que avalorização da criatividade seria condição suficiente para o desenvolvimento e eficiência da comunicação e expressão do aluno, mas tais propostas restringiam-se a sociedade média sem pensar nasociedade pobre, em que alunos que frequentavam a escola atendiam à linguagem padrão que se oferecia em livros e textos didáticos. Uma nova crítica do ensino de L. P. é inserida no início dos anos oitentafugindo da tradição normativa e filológica e aderindo-se estudos em variação linguística e psicolinguística, avançando então na área de educação, psicologia da aprendizagem e à aquisição da escrita,assim a emersão de reflexões coesas no que diz respeito a finalidade e os conteúdos do ensino de língua materna. Tal esforço resultou em criação de mais secretarias estaduais e municipais de educação,estabelecimento de novos currículos e oferta de capacitação de professores.
A prática e a reflexão pedagógica apresentam-se organizadas nos dois primeiros ciclos, e ainda não consolidadas nos doisúltimos. Os PCN’s de L.P. apresentaram um marco de mudança em questão de aprender e avançar na década de oitenta, em que a democratização das oportunidades educacionais começa a ser levada emconsideração em sua dimensão política e no que diz respeito aos aspectos intra-escolares.
1.2 ENSINO E NATUREZA DA LINGUAGEM
É por meio da linguagem que os homens se comunicam e se tem então a participaçãosocial, por ela tem-se o acesso a informações, expressão do pensamento e defesa do próprio ponto de vista, constrói seu conhecimento de mundo, interage com o mundo adquirindo conhecimento. Assim,...