Resumo do monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1186 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prólogo
Conhecemos o personagem principal John. Um homem com uma vida aparentemente perfeita. Casado com a mesma esposa há 18 anos, dois filhos e com um emprego rentável e estável. Foi o gerente-geral mais jovem na história da empresa, coisa que lhe dava muito orgulho.
Como dito anteriormente, apenas aparentemente sua vida era perfeita. Sua mulher estava insatisfeita com o casamento, seufilho estava se rebelando e sua filha ficou mais distante. No âmbito empresarial, alguns de seus funcionários desejavam que um sindicato os representasse. O chefe de John identificou o problema como problema gerencial, coisa que obviamente John não gostou e não concordou.
Seu estilo de liderança era contestada até no time de baseballde pequena liga, que ele dirigia como voluntário. Mesmo com tantasvitórias, pais reclamavam com ele que seus filhos não estavam se divertindo.
Nota-se claramente que a mente de John é voltada para a busca de resultados.
Essas turbulências na sua vida fez com que ele , de um homem tranquilo e seguro, passasse para alguém ansioso e preocupado. Porém ele não mostraria isso para nenhuma outra pessoa além de sua própria esposa.

Após conversar com o pastor desua igreja e sua esposa, ele decidiu que iria passar 1 semana num mosteiro para arrumar seu lado espiritual e emocional. Vale lembrar que ele foi contrariado, sendo o único chamativo, do tal mosteiro, era que um dos frades é um grande ex executivo chamado Leonard Hoffman, pelo qual John tinha grande respeito e admiração pela sua vida profissional.

Capítulo 1: As Definições

No mosteiro, Johnteria uma nova rotina. Ele e mais 5 pessoas com caracterísitcas profissionais semelhantes, teriam que realizar uma rotina que não é comum a pessoas sempre tão ocupadas como eles. Teriam que participar de cerimônias religiosas 5 vezes ao dia, ter aulas 2 vezes ao dia.
O que parecia a primeira vista chato e enfadonho, em pouco tempo se dava como momentos importantes . As cerimônias eram ótimosmomento de refletir sobre a si e suas ações, coisa que John há muito não fazia.
John conheceu Leonard Hoffman no mosteiro, que agora atende pelo nome de frade Simeão. O que chocou John pois esse nome o persegue desde que ele é jovem. Mais surpreso ainda ficou quando descobriu que Frade Simeão seria aquele que seria o mestre de suas aulas.
Com a convivência com seus colegas e o Frade Simeão, assuntosimportantes relacionados a liderança começaram a ser postos em questionamento. Afinal cada uma das pessoas ali presentes estavam ali por terem algum papel de líder, então nada mais justo do que discutir o que torna a pessoa um bom ou mau líder.
Tópicos como a diferença entre autoridade e poder, fizeram John refletir. Ter o poder sobre as pessoas não faz com que se tenha autoridade sobre elas.Poder é algo passável através de cargos ou comprável, enquanto autoridade é vinda da relação das pessoas. Autoridade é a capacidade de influenciar pessoas sem coagí-las, é fazer elas quererem fazer algo por você.
Um bom líder é aquele que consegue balancear as tarefas que tem que ser compridas e ao mesmo tempo atender as necessidades dos clientes, dos seus empregados e as suas próprias. Um líderque apenas abusa do seu poder de líder, para atingir apenas as metas, não consegue motivar seus empregados e provavelmente terá problemas com eles no futuro, enquanto um que só cuida dos empregados , não conseguirá atingir metas e consequentemente não fará o negócio florescer.
Enfim um bom líder deve gerar bons relacionamentos, seja com seus empregados ou com os clientes ou superiores. Como o fradeSimeão apresentou no final do capítulo; a base de um bom relacionamento é a confiança que aquela pessoa passa para outras.

Capítulo 2: O velho paradigma

Este capítulo faz um contraste sobre paradigmas. Alerta para que nem tudo que consegue bons resultados uma vez será sempre tão eficiente assim. Modelos organizacionais são criados durante um período e para objetivos específicos e mesmo...
tracking img