Resumo do livro

Páginas: 5 (1102 palavras) Publicado: 23 de maio de 2013
ORTOGRAFIA: ENSINAR E APRENDER

São Paulo
2013

ORTOGRAFIA: ENSINAR E APRENDER

O ensino de ortografia não evoluiu como os outros aspectos do ensino da Língua Portuguesa, as escolas ainda tendo dificuldades em motivar o conhecimento ortográfico a seus alunos, e as avaliações são apenas para Segundo o autor o ensino de ortografia não evoluiu como os outros aspectos do ensino da LínguaPortuguesa, as escolas continuam tendo dificuldades em promover o conhecimento ortográfico a seus alunos, e as avaliações são apenas para identificar se o aluno esta escrevendo corretamente, isto fica claro ao verificarmos que os exercícios se baseiam em ditados
As regras de memorização segundo o autor não garantem que o aluno mesmo reproduzindo-as várias vezes a compreenda, ele apenas imita o modelocerto. Para mudar esta situação do ensino de ortografia nas escolas, o autor acredita que é preciso mudar a atitude do Professor perante o erro do aluno, o erro na escola é visto como ausência de raciocínio, fracasso e falta de atenção, e a punição é o meio de concertar este erro, fazem com que o aluno copie a mesma palavra por diversas vezes como garantia de entenderem a forma correta deescrevê-la, esta visão mecanicista tem como pensamento que o aluno aprenderá passivamente conforme vai acumulando as informações, muitos professores ainda acreditam que se ele ver uma palavra escrita errada na lousa por outro aluno, a forma será impregnada em sua mente, outros ditam palavras usando fortemente a pronuncia como se desta forma os alunos fossem escrever corretamente, mas que está apenasimpedindo-os de refletir.
Outra atitude que o autor nos mostra é dado em nome do construtivismo onde a visão e de que a criança aprende espontaneamente, e ao ter dúvidas o professor não se preocupa em explicar, pois acha que os alunos compreenderão no futuro, e que seu erro se deu apenas por falta de atenção, esta visão pode levar a uma distorção entre compreender o erro respeitar a criança e nãoajudá-la a aprender. A grande questão que o autor coloca é como auxiliar a criança a escrever ortograficamente?
Elementar orientador para o ensino de ortografia.
I – O aluno precisa ter acesso a boas histórias, lendas, poesias, jornais e outros gêneros, pois é defrontando com as formas corretas de escrita que o aluno poderá constatá-las com suas hipóteses, vindo a descobrir o que está por trás do usode tal ou qual letra. Apenas a leitura destes textos não garante o aprendizado, mas os ajuda a refletir sobre as dificuldades ortográficas.
II – Devem-se mudar as práticas de ensino e o preconceito sobre o erro do aluno, o professor deve criar em sala de aula situações que levam os alunos a refletirem sobre suas dúvidas, levando-os também a organizarem suas reflexões sobre determinada dificuldadeortográfica, para isto é fundamental a discussão conjunta com os alunos sobre as formas errôneas que eles próprios produzem.
III – Devem-se colocar metas para que os alunos aprendam ortografia a fim de orientar o trabalho do professor e facilitar o entendimento aos alunos. Na maioria das escolas não se tem esta preocupação já que o ensino ortográfico é visto como tema de verificação. Paradefinir as metas devemos colocar algumas questões:.
Quando começar a ensinar ortografia?
O autor acha que a criança tem condições de aprender ortografia assim que puderem ler e escrever sozinhas e que a curiosidade de saber porquê uma letra se escreve com S e não com Z deve ser estimulada e transformada em objeto de discussão fazendo com que o aluno compreenda os diferentes valores de nosso sistemaalfabético.
Que metas estabelecer para cada turma, para cada série
O autor fala que existe uma heterogeneidade de uma turma para outra, de um centro escolar para outro e cabe ao professor saber o que cada aluno superou de suas dificuldades ortográficas. E que o ensino mais eficaz é aquele que leva em conta os conhecimentos prévios que possuem e a partir deles criar oportunidades para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumos de livros
  • Resumo livro
  • resumo de um livro
  • Resumo livro
  • Resumo do livro
  • Resumo do livro
  • Resumo livro
  • Resumo dos livros

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!