Resumo do livro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LIVRO: Saber profissional e poder institucional
Vicente de Paulo Faleiros

No livro lido, o autor, deixa bem claro a necessidade de analisarmos os problemas de cada instituiçãoatravés de um processo de discussão sobre alternativas de ações em relação às práticas profissionais.
Perante a quadratura de círculos que nos encontramos, é necessário formularmos algumas questões:Quais as brechas e alternativas da prática?Qual a perspectiva teórica que possibilita visualizar mudanças do cotidiano nas instituições? As instituições não fazem somente o controle da clientela?
A“brechologia” foi criada a partir da perspectiva de controle que define o serviço social como tutela e assistência. Os profissionais devem aproveitar do descuido das classes dominantes, sendo as brechasaproveitadas como espaço estatístico, como vazio de poder.
O caráter disciplinador controla os indivíduos, estabelece suas normas de comportamento e os punem quando essas normas não são obedecidas.A instituição é apresentada como o lugar de disciplina.
A prática do serviço social é vista como assistência. È discutida a divisão do trabalho , as classes sociais.Nessa divisão de classe está aexclusão.O trabalhador vende sua força de trabalho e quando a perde, é marginalizado,o que faz com que aumente a pobreza, as favelas na população.
A perda da capacidade de trabalho afeta diretamenteno capital e o trabalhador recebe algumas assistências, mas essas são sempre inferiores ao seu salário prejudicando assim toda a família em questão de lazer, saúde e educação.Os benefícios sóciasconstituem um sistema de manutenção midiatizada de trabalhadores improdutivos,incapacitados ou excluídos da produção e por isso são controlados para não ferir as normas do “livre contrato” detrabalho,pois existem pessoas que preferem não ter a liberdade de trabalhar.A clientela assim ,não entra no sistema de manutenção por um ato de boa vontade das classes dominantes.Ela pode ser uma ameaça à...
tracking img