Resumo do livro – o que é ética – álvaro l. m. valls – editora brasiliense – coleção primeiros passos – 177

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro – O que é ética – Álvaro L. M. Valls – Editora Brasiliense – Coleção Primeiros passos – 177

Os problemas da Ética
O autor inicia o livro buscando entender quais os problemas do estudo da ética, a divisão didática deste estudo em dois campos: nos problemas gerais e nos problemas específicos, enfatizando que é uma divisão acadêmica já que na vida real não existe separação.
Aética em cima do capital, da moral religiosa, ou mesmo das relações interpessoais é variável de acordo com a sociedade e o tempo em que esta se desenvolve, mas mesmo ai se busca determinar o que tem de igual nas passagens de tempo e de sociedades para que possamos identificar uma atitude ética, este é um problema levantado que ainda não possui solução adequada, mas todo o “esforço de teorização nocampo da ética se debate como o problema da variação dos costumes” (pag. 16). Explicar universalmente atitudes pessoais é um exercício produzido por diversos filósofos.
A citação para exemplificar esta busca se encontra principalmente nos pensamentos de Sócrates (470-399 a.c) que foi o primeiro a tentar realizar uma “consulta interior” questionando as tradições gregas através da vontade decompreender a justiça das leis e Kant (1724-1804) que buscava uma ética universal que colocasse a igualdade para todos homens, ambos dialogam intrinsecamente com a moral, a partir das idéias destes pensadores diferentes discursos foram sendo construídos é isto que o autor vai nos mostrar durante o restante do livro, como autores de épocas e espaços diferentes conseguem dialogar sobre a construção de umapostura ética.

Ética Grega Antiga
O pensamento grego em seu modo geral é representado por três importantes filósofos, o autor ressalta que não são apenas estes os pensadores gregos mas as idéias deles merecem ser analisadas.
O ideal de Sócrates já foi citado, para continuar seus estudos Platão os sistematizou e colocou sua visão de busca pelo bem e pela felicidade, felicidade entendida comoprazer como sabedoria pratica e como verdade, não há idéia de felicidade contemporânea. Para isso o homem tinha de ser virtuoso sendo uma imitação ou uma assimilação de Deus e existiam as virtudes principais: Justiça, Prudência ou Sabedoria, Fortaleza ou Valor e Temperança.
Já para Aristóteles a questão não é tão teórica, mas um pouco mais pratica, sem deixar de utilizar a contemplação e a baseda busca do bem ele demostra que o bem é especifico de acordo com o grau de complexidade do ser, neste sentido a ética de Aristóteles surge com um fim, então para o homem a busca do bem era algo que envolvia diversas esferas e diversas buscas.
É importante lembrar que esta visão parte de uma sociedade escravocrata em que os escritos foram pensados para uma aristocracia que não trabalhava e tinhatempo de sobra para se dedicar as artes contemplativas.

Ética e Religião
Neste trecho do livro o autor relaciona conceitos éticos e morais com a expressão religiosa que parte desde o culto grego as forças da natureza e a criação dos deuses. As religiões ligadas ao judaísmo e ao cristianismo tem na vontade de Deus o seu encaminhamento. O individuo é colocado em segundo plano, este tipo derelação dá a sociedade uma ênfase no processo moral, Deus é um espelho de perfeição a ser seguido. O problema com as questões sexuais também veio a tona principalmente através da doutrina católica.
Destaque para o filosofo Ludwing Feuerbach (1804 – 1872) que “tentou traduzir a verdade da religião, especialmente a cristã, numa antropologia filosófica que estivesse ao alcance de todos os homensinstruídos” (pag. 39) esta visão influenciou as idéias marxistas, tanto é verdade que pensadores cristãos buscam textos de caráter marxista para afirmar suas posições. Outras visões aparecem como a determinista, a racionalista e a do positivismo lógico que dialogam com as posturas religiosas em relação a uma ética.

Os ideais éticos
A busca por um ideal ético pode possuir diversas respostas para...
tracking img