Resumo do livro: o que é psicologia comunitária autor: eduardo mourão vasconcelos

Resumo do livro: O que é psicologia comunitária
Autor: Eduardo Mourão Vasconcelos


Grupos feministas ou membros de grupos comunitários diversos da periferia da cidade se acotovelam no auditório.Assunto: As reivindicações das mulheres mineiras e brasileiras de hoje.
Isso aconteceu em Belo horizonte, há cinco anos. Este é um fato cheio de significações. Ele ilustra como o movimento feministavem assumindo e colocando na rua, além das grandes lutas pela mudança política e pelos anseios de igualdade econômica e social entre os sexos, várias das outras questões antes consideradas pequenas,secundárias, ligadas à condição feminina, as relações interpessoais e às identidades tanto feminina como masculina.
Vamos recuar mais um pouco no tempo. Estamos na periferia de Vitória, EspíritoSanto, mais exatamente em 1975, na região do Campo Grande. Após a leitura bíblica, a fase da reunião traz à tona as preocupações de cada um: os problemas do trabalho, as dificuldades de se educar osfilhos num mundo de muita confusão, e a busca por uma educação mais libertadora.
Em 1979 chega a Belo Horizonte, o psiquiatra italiano Franco Basaglia Ongaro, que durante décadas vinha lutando pelahumanização dos manicômios e mobilizando a sociedade italiana em torno desses assuntos. A presença de Basaglia agitou a sociedade mineira. A imprensa denunciou a situação dos hospitais e entidadespreocupadas com a saúde mental se organizaram e reforçaram a sua ação.
A sociedade ocidental vem participando desde os anos sessenta de um processo gradativo de redefinição da saúde mental. A questão dacondição feminina, do homossexualismo virou assunto do cotidiano das pessoas e dos meios de comunicação. No movimento sindical, a saúde e o bem estar do trabalhador começam a ser temas de lutas em algunspaíses. O movimento ecológico, ao mesmo tempo em que denuncia a devastação do meio ambiente, vem mostrando a necessidade de uma relação de respeito e amor à natureza como elemento indispensável à...