Resumo do livro o que é adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1389 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Helen Keller nasceu em 27 de junho de 1880 em Tuscumbia, Alabama, numa família tradicional do Sul dos Estados Unidos. Seu pai, Arthur Keller, era militar, tendo o posto de capitão. Era pessoa de certa influência em sua comunidade, sendo inclusive editor do Jornal da cidade, o diário “The Tuscumbia Alabama”. Como político chegou a ser governador do Alabama em 1685. •.
Helen Keller foi um dosmaiores exemplos de que as deficiências sensoriais não impedem a obtenção do sucesso. Ela foi uma extraordinária mulher, que perdeu os sentidos da visão e da audição quando ainda era uma criança, devido a uma febre cerebral, possivelmente provocada por escarlatina.
Não obstante, superou todos os obstáculos, tornando-se uma das mais notáveis personalidades do nosso século. Privada da visão e daaudição ela desenvolveu uma extraordinária sensibilidade cenestésica que lhe permitiu perceber o movimento dos pássaros através dos cascos e dos galhos das árvores dos parques por onde ela passeava.

Tornou-se uma célebre escritora, filósofa e conferencista. O trabalho que desenvolveu em favor das pessoas portadoras de deficiência física é considerada uma das maiores obras humanitárias de todos ostempos.

Helen Keller teve como professora a não menos extraordinária Anne Sullivan. A história do encontro entre as duas é contada na peça The Miracle Worker, de William Gibson, e também retratada no cinema através do filme O Milagre de Anne Sullivan, de 1962, dirigido por Arthur Penn . Esse filme conta a história dessas duas fantásticas criaturas. Nessa história é possível verificar a grandeza doser humano e a energia que ele possui quando realmente se propõe a realizar uma missão.

Anne Sullivan era uma professora especializada no ensino de pessoas deficientes de visão. Ela havia estudado na Escola Perkins para Cegos (Perkins School for the Blind), pois ela mesma havia sido privada da visão quando criança, mas a recuperou a depois várias operações. Ela foi indicada para ser professorade Helen Keller por Alexander Graham Bell, o famoso inventor do telefone, que era amigo do pai de Helen.

Graças à obstinada devoção de Annie Sullivan, que devolveu-lhe a comunicação através da linguagem dos dedos e lhe verbalizava livros e leituras diversas. Anne Sullivan começou a ensinar utilizando uma boneca. A professora relacionava o objeto à soletração da palavra por meio do alfabetomanual. A aluna aprendeu a repetir as letras, mas não sabia o significado das palavras. Aos poucos, em contato com a natureza, sentindo a água, a terra, Helen entendeu o que realmente as palavras queriam dizer.

Além do alfabeto manual, Helen também aprendeu Braille, o que facilitou a compreensão da escrita e leitura. Em 1890, aos 10 anos, a menina aprendeu a falar. Com uma das mãos elasentia a pronúncia das palavras no rosto das pessoas, enquanto Anne Sullivan soletrava em alfabeto manual em outra mão.

Em 1904 Helen Keller graduou-se bacharel em filosofia pelo Radcliffe College, instituição que a agraciou com o prêmio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura. O Radcliffe College é o correspondente feminino da famosa Universidade de Harvard, onde muitosamericanos famosos se graduaram.
Helen Keller falava vários idiomas, entre os quais francês latim e alemão. Por sua obra fantástica foi agraciada com diversos títulos e diplomas das mais honorárias diversas instituições mundiais, como a universidade de Harvard e diversas outras universidades pelo mundo afora, na Escócia, Alemanha, Índia e África do Sul, entre outras. •.
Em 1952 foi nomeadaCavaleiro da Legião de Honra da França, distinguida honraria concedida pelo governo francês às personalidades ilustres.
No Brasil ela foi condecorada com a Ordem do Cruzeiro do Sul; no Japão, com a do Tesouro Sagrado. Foi também membro honorário de várias sociedades científicas e organizações filantrópicas nos cinco continentes, tornando-se uma verdadeira cidadã do mundo.

Em 1902 publicou sua...
tracking img