Resumo do livro o mundo de sofia. páginas 13 a 70

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2366 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O Mundo de Sofia
Jostein Gaarder

Introdução
Este livro não é somente para nos relatar a evolução da filosofia ao longo do tempo, mas também para fazer com que não sejamos tão indiferentes àquilo que nos rodeia e para nos alertar a não perdermos a capacidade de nos maravilharmos com o mundo.

O Jardim do Éden
...No fim das contas, algo teria que ter surgido a partir do nada...
Esselivro conta a história de uma adolescente que leva uma vida aparentemente normal, até que um fato curioso começou a tirar o seu sossego, cartas misteriosas, com perguntas intrigantes: Quem é você? De onde veio o mundo?
Essas perguntas a levam a refletir sobre a origem do mundo, as relações entre as pessoas e de quanto sua e, portanto, nossa existência é efêmera.
O interessante e que faz jus aotítulo do capítulo é que Sofia na maioria das vezes recorria a um esconderijo no jardim de sua casa para pensar e refletir sobre essas perguntas e para ela, ele representava um mundo à parte, um paraíso particular, como o Jardim do Éden, mencionado na Bíblia.
As perguntas feitas a Sofia, também são para nós leitores, pois nós vivemos em um cotidiano que não nos permite perceber a existência deoutra realidade além daquela em que vivemos, e nem a parar para refletir sobre a vida e a origem do mundo. Quando começamos a nos perguntar, por exemplo, sobre a origem do mundo, essas mesmas perguntas nos remete a uma série de reflexões, pois o mundo teria que ter surgido de alguma coisa, se foi Deus quem criou o mundo e tudo que nele existe, quem criou Deus? Tudo que existia tinha que ter umcomeço!
Além disso, depois que morrermos, deixaremos de existir? Partiremos para outra vida? São perguntas difíceis de serem respondidas, mas esses são os grandes mistérios do universo, e essas indagações nos levam a nos percebermos como um ser histórico, e assim como Sofia percebemos também que nossa existência depende da interação com o mundo, porque em contato com essas questões filosóficas,descobrimos que os fatos da vida, a natureza, devem ser admirados diariamente.




A Cartola
. ... A única coisa de que necessitamos para ser filósofos é a capacidade de nos admirarmos com as coisas...
Nesta parte do livro Sofia recebeu um envelope contendo algumas folhas datilografadas que seria o início do curso de Filosofia. Ao ler as páginas, ela vai descobrindo que por mais que todas asnecessidades do ser humano fossem todas satisfeitas, ainda assim existiria algo que todos ainda precisariam, porque além de comida, amor e cuidado, nós precisamos descobrir quem somos e porque vivemos. E a filosofia pode nos levar a essa descoberta, sendo assim, a melhor forma de se aproximar da filosofia seria elaborando algumas questões filosóficas, por exemplo: Como o mundo foi criado? Existealgum propósito ou significados nos acontecimentos? Existe vida após a morte? Essas perguntas são um tanto complicadas e é mais fácil chegar às questões filosóficas do que respondê-las, só que cada um deve encontrar suas respostas para essas perguntas.
Platão e Aristóteles diziam que a filosofia consistia na capacidade de admiração do homem, para eles ao admirar-se os homens achariam a vidaalgo tão único que tais perguntas como as que citei acima, ocorreriam naturalmente. Para ilustrar isso, o escritor anônimo dá um exemplo:
Todos conhecem o truque mágico, onde o mágico tira o coelho da cartola que parecia que estava vazia. Assim como ficamos admirados com o fato de o mágico ter transformado um par de lenços em um coelho vivo e nos admiramos a ponto de nos perguntar como ele pôdefazer essa transformação, assim devemos nos admirar com o mundo, pois para muitos o mundo é tão incompreensível como esse truque. De certa forma, nós somos o coelhinho que é tirado da cartola, a diferença é que o coelho não sabe que está participando de um número de mágica, já nós sabemos que somos parte de algo misterioso e ansiamos como tudo pode ser explicado.
Tudo é uma questão de hábito,...
tracking img