Resumo do livro o andar do bêbado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (398 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O livro O andar do bêbado , de Leonard Mlodinow,tem o objetivo de evidenciar como o acaso influencia o mundo em que vivemos. O título, faz uma analogia com o movimento aleatório e também é umametáfora em relação ás nossas vidas.
O primeiro capítulo, nos traz a ideia de que o acaso muda o decorrer dos fatos. A aleatoriedade torna indireta a conexão entre as ações e os resultados.
É abordada noinício do capítulo, a questão de como as pessoas analisam as situações que envolvem o acaso. Diversos fatores influenciam na resposta humana ás situações de incerteza, podendo formar diferentesconclusões em distintas estruturas do cérebro, o hemisfério esuquerdo , por exemplo, é o lado ‘lógico’ do cérebro, que tenta encontrar um padrão, e o hemisfério direito é o lado ‘intuitivo’ do cérebro.Nesse ramo , pesquisadores fizeram uma experiência através de um jogo chamado suposição de probabilidades. No jogo, foi mostrado aos participantes do estudo uma série de cartas ou lâmpadas de duascores. Sem nenhum padrão , as cores apareciam com diferentes probabilidades, e depois de observarem por um tempo , os participantes deviam tentar prever qual seria a cor que apareceria na sequência. Ojogo tem duas estratégias ,uma é arriscar na cor que apareceu com mais frequência, e a outra é tentar repetir a proporção de cores vistas no passado, descobrir um padrão. Os seres humanos geralmenteoptam por descobrir esse padrão, e por isso acabaram tendo um desempenho pior que os ratos no experimento, que optaram pela outra estratégia ,opção preferida por ratos e outros animais não humanos.Mais adiante no capítulo,é falado sobre o universo de Hollywood, onde a sorte aparece como um fator do acaso relevante no sucesso das bilheterias.

Por fim , conclui-se que a aleatoriedade estápresente todos os dias em todos os lugares. As vezes o fato de uma pessoa não ser reconhecida por um trabalho, não significa que esse trabalho tenha sido mal feito, mas pode ser que uma série de fatores...
tracking img