Resumo do livro a ultima grande lição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE SANTA TEREZINHA – CEST
PROF° MSc. Bergson Perreira Utta
Fundamentos Didático-PedagógicosCRISTINA SEREJO FERREIRA
6° PERÍODO DE ENFERMAGEM

TDE –RE LAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E ESCOLA ,BEM COMO ASAÇÕES EDUCATIVAS DESSA RELAÇÃO.


São Luis – 2012
Quando se pensa na relação entrecultura e educação que se estabelece dentro da escola, existem, pelo menos, três aspectos essenciais que requerem reflexão. O primeiro e importante ponto de partida - refere-se à relação da escola com acultura do lugar onde ela está situada. Se partirmos do principio de que o lugar é um espaço vivo, carregado de memórias e significações, a abertura à comunidade é fundamental e permite que alunos e suasfamílias se enxerguem em seu território, nutram o sentimento de pertencimento, de enraizamento e se sintam reconhecidos no conhecimento que a escola produz e transmite a seus estudantes.

Valedizer que, embora a escola seja o local privilegiado da apropriação do conhecimento, ela não é o único na sociedade. Em grandes cidades, como São Paulo, temos vários locais de acesso a conhecimento.Existe, ainda, todo o conhecimento que pode vir por meio da internet e de todas as tecnologias hoje disponíveis, assim como de equipamentos e projetos culturais conduzidos por organizações nãogovernamentais.
Ao longo da história, a escola consagrou-se como instituição especializada em ensinar, sem contudo resolver a polêmica relação entre a aprendizagem e o processo educativo. Por um lado, é possívelvislumbrar a “educação como um subproduto do ensino”, isto é, como uma conseqüência previsível a partir da assimilação de certo estoque de conhecimento. Por outro, parece bastante defensável a...
tracking img