Resumo do livro a guerra do cálculo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (537 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Livro: A Guerra do Calculo
Autor: Jason Socrates Bardi

A Guerra do Calculo
Jason Socrates Bardi, autor de A Guerra do Cálculo, conta uma das mais interessantes histórias acerca da ciência, asaber, a briga entre Newton e Leibniz pelo reconhecimento da criação do cálculo diferencial. Bardi descreve as vidas de seus dois retratados desde o princípio, sublinhando fatores que potencializariam oconflito entre no século XVIII.
A bibliografia é extensamente levantada, com dados interessantes e um bem resolvido encadeamento de fatos. Se existe uma falha, ela está na repetição de dados dentrodo texto. Algumas informações são fornecidas em uma parte do texto, e, poucas páginas depois, elas se repetem, sem mudança de enfoque ou estilo, o que justificaria, em parte, um possível reforço de umevento descrito. Isto é sintoma de uma provável fraca revisão ou pressa do editor.
O texto não encerra brilhantismo em sua construção; Bardi busca antes um estilo limpo, e a descrição imparcial doseventos. Este estratagema faz com que o texto perca o impacto imediato em favor da verossimilhança. Particularmente, eu me valeria mais das intrigas e fofocas para apimentar, mas Bardi é um narradorcorreto: alimenta-se de documentos às dezenas, e busca reconstruir apenas quando as ruínas deixadas pelo tempo o permitem fazê-lo.
Para o leitor fica o dever de especular, lançando cores, muitas vezesincorretas, sobre as linhas contidas de Bardi. Leibniz e Newton tinham bastante em comum quando adultos: ambos eram cientistas geniais, localizados numa encruzilhada da história onde o métodoexperimental começava a se tornar difundido. Os dois souberam se aproximar do poder para buscar recursos para as ciências que tanto amavam. E eram dois nerds renhidos: Newton morreu aos oitenta anos virgem, eLeibniz não ficou muito atrás. O cotidiano da ciência permitiria uma bela coluna semanal de fofocas, pois sempre se podia contar com Hooke, o cara da constante das molas e também um encrenqueiro de...
tracking img