Resumo do livro - a era do vazio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3071 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do Livro "A Era do Vazio" de Gilles Lipovetsky.
IDÉIA CENTRAL DO LIVRO:

O enfraquecimento da sociedade, dos costumes, do indivíduo contemporâneo da era do consumo de massa, a emergência de um modo de sociabilização e de individualização inédito, numa ruptura como que foi instituído a partir dos séculos XVII e XVIII.
O autor considera o conceito de personalização como um correspondente aoestímulo à uma sociedade baseada na informação e no estímulo das necessidades. Menos controle e mais flexibilidade das relações humanas levando cada vez mais para o espaço público as emoções privadas e mais íntimas.

É considerada uma nova forma da sociedade se organizar na qual as instituições e guiam mais pelos desejos, livre dos regulamentos e das regras embora esta nova ordem seja, em si, umanova regra estabelecida. No lugar do indivíduo submetido às regras sociais, há um estímulo desenfreado ao “direito de ser ele mesmo” em detrimento das relações com o outro e com a sociedade. É o chamado direito de ser si mesmo, de aproveitar a vida ao máximo levando a uma super valorização da personalização do indivíduo em uma outra forma de individualismo.

CONCEITO DE SOCIEDADE PÓS-MODERNA

Asociedade pós-moderna é aquela em que reina a indiferença de massa, no qual domina o sentimento de repetição e estagnação, na qual a autonomia particular avança por si mesma, em que o novo é acolhido do mesmo modo que o velho, em que a inovação se torna banal, em que o futuro não é mais assimilado a um progresso inelutável. A sociedade moderna era conquistadora, a creditava no futuro, na ciência,na técnica.

Na sociedade pós-moderna, a confiança e a fé no futuro se dissolvem, ninguém mais acredita nos amanhãs radiosos da revolução. O conceito de revolução desaparece ante uma nova ordem mais pausterizada.
Na sociedade pós-moderna, as pessoas querem viver o momento atual, aqui e agora, querem se conservar jovens e não pensam mais em forjar um novo homem. A sociedade pós-modernidade tem maisídolos ou tabus, é o vazio que predomina.

A cultura pós-moderna é voltada para o aumento do individualismo, diversificando as opções de escolha, cada vez mais opções de escolha sobre tudo em uma sociedade de consumo levando a perda de uma visão crítica sobre os objetos e valores que estão a nossa volta. É uma cultura da personalização. Individualismo total. Os desejos individualistas passam ater mais valor do que os desejos e interesses de classe, fazendo com que se enfraqueça a perspectiva de movimentos sociais e de vida coletiva. Cada vez mais se criam nichos específicos sociais onde cada um encontra o seu par de acordo com os próprios interesses que acabam por fortalecer esta visão pessoal em detrimento do social. Desejo de estar entre idênticos, junto aos demais indivíduos quecompartilham as mesmas preocupações imediatas e circunscritas. Narcisismo coletivo: parecemos-nos porque somos semelhantes, porque temos os mesmos objetivos existenciais. É uma sociedade mais caracterizada pela informação e pela expressão.

O VAZIO

Indiferença aos conteúdos, a comunicação sem finalidade e sem público, o desejo de se expressar, de se manifestar a respeito de nada. Comunicar porcomunicar, expressar-se sem qualquer outra finalidade a não ser expressar-se e ser ouvido por um micro-público, esta é a lógica do vazio. O isolamento do ser social e a valorização do ser individual.

CAPÍTULO 1 – A SEDUÇÃO NÃO PÁRA

O mundo do consumo assume preponderância com ampliação cada vez maior das opções de produtos em todos os campos, uma massificação das informações privilegiando fortemente adiversidade levando as pessoas a acreditarem que ao realizarem uma escolha se tornam diferentes dos demais quando na verdade fizeram uma escolha teleguiada e orientada. A sociedade pós-moderna privilegia a diversidade criando a sedução de que oferecendo mais você escolhe melhor. Saímos de uma vida individual para uma vida de combinações, um self-service de emoções e opções que vão se combinando...
tracking img