Resumo do livro a democracia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (709 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
-No que consiste a democracia direta?
A Democracia surgiu na Grécia antiga, a palavra vem do grego demo que significa povo, enquanto que cracia vem de kratos, que significa governo,poder. Logo, podemos concluir que democracia significa a condição na qual o poder é do povo.
Atenas praticava a chamada democracia direta (ou participativa), pois os próprioscidadãos eram responsáveis pelos destinos da cidade. Os atenienses achavam mais justo haver o sorteio dos integrantes da ágora, uma vez que se houvesse votação poderia levar a uma aristocracia(poder dos melhores), a ágora era restrita aos homens maiores de idade, sendo excluído mulheres, menores, escravos, e não cidadãos atenienses. A democracia direta só era possívelporque o exercício da cidadania era restrito, logo era possível ouvir e contar os votos de cada cidadão em cada consulta pública. O significado descritivo do termo não se alterou ao longodos séculos desde sua criação pelos gregos – o poder emana do povo e ele tem esse direito. No entanto, conforme aponta Norberto Bobbio (1995), o que mudou foi à maneira de se exerceresse direito.
-Qual a relação entre direitos humanos e democracia?
O sociólogo britânico T.H. Marshall disse em uma conferência em 1949 que é possível se distinguir em três geraçõesdos direitos humanos, que seriam: civil, político e social. O civil é formado dos direitos necessários à liberdade individual, a política se deve entender o direito de participação noexercício político, e na social se refere a tudo o que vai desde o direito a um mínimo de bem-estar econômico e de segurança.
Sintetizando tudo o que já foi dito, a democracia temcomo principal objetivo a realização dos direitos humanos, tanto civis, políticos e sociais, e na atual democracia representativa, esperamos que o nosso representante os faça valer....
tracking img