RESUMO DO LIVRO A CIDADE ANTIGA FUSTEL DE COULANGES AULA TGD PROF

8588 palavras 35 páginas
Resumo do Livro: A Cidade Antiga ­ Fustel de Coulanges

LIVRO PRIMEIRO: ANTIGAS CRENÇAS CAPÍTULO I: Crenças a respeito da alma e da morte
Os pensamentos e costumes desde épocas remotas podemos reconhecer as idéias do homem a respeito de sua natureza, alma e o mistério da morte.
Na história das raças indo­européias, nas quais gregos e italianos, acreditavam que antes dos primeiros filósofos já se criava uma segunda existência para além da vida terrena, a morte não como decomposição do ser, porém como transformação da vida.
Para os romanos e gregos, a alma ia passar essa segunda existência junto dos homens, continuando a viver na terra junto deles, acreditou­se por muito tempo que esta segunda existência da alma continuava unida ao corpo mesmo com a morte.
Essas crenças por mais remotas, delas permanecem testemunhos autênticos como os ritos fúnebres.
Os ritos fúnebres mostra claramente como acreditavam que a pessoa fosse sobreviver debaixo da terra, enterrando junto objetos necessários como roupas, vasos, armas, vinho, comida, até mesmo sacrificavam escravos e cavalos para servi­lo na sepultura como havia feito durante sua vida.
Desta crença primitiva, surgiu a necessidade de sepultamento, pois acreditava que a alma sem uma sepultura tornava­se perversa, atormentando os vivos com aparições, provocando doenças, advertindo – os que tanto seu corpo como ela própria desejavam uma sepultura. Daí vem a crença da alma do outro mundo, e o povo antigo passou a creditar que só com o sepultamento conseguiria a felicidade para todo sempre. Não bastava somente enterrar o corpo, era necessário obedecer alguns ritos tradicionais e formulas das cerimonias fúnebres, algumas eram capazes de evocar as almas fazendo­as sair por alguns instantes do supulcro.
Temia­se menos a morte do que a privação da sepultura, pois desta dependia a felicidade eterna. Era comum os atenienses matarem seus generais, que não recolhia os corpos dos soldados mortos

Relacionados