Resumo do livro a adolescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (847 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Adolescência de Contardo Calligaris – Comentários
Neste livro, Calligaris aborda a adolescência como uma moratória em que os jovens modernos passam entre a infância e a fase adulta. Sem serem maisreconhecidos como crianças e ainda não recebendo o devido reconhecimento, aparentemente sem explicação, como adultos, os jovens passam por esse período de espera que não possui um certo ritual quemarca o seu início ou fim. Os adolescentes não são mais considerados crianças pois já possuem um certo discernimento para assimilar valores como o destaque pelo sucesso do financeiro/social ,sexual/amoroso e seus corpos e mentes já atingiram maturação suficiente para que possam atuar nas atividades que possam lhes trazer tais sucessos, porém lhes é imposta pela sociedade esta moratória. Moratóriaesta que acaba criando certos efeitos colaterais aos adolescentes pois estes acabam comportando-se de maneira rebelde a este período injusto.
A adolescência é um conceito moderno criado e idealizadoaos poucos por adultos (divulgada pela mídia e outros meios de controle do sistema econômico atual) que tem por base também em seus desejos secretos e profundos. A idealização da adolescência,inicialmente criada para tornar a moratória algo “aceitável” para os jovens, tomou um âmbito tão forte que agora influência também os adultos, pois estes aos poucos querem cada vez mais parecer com os jovens.Esta idealização faz com que os jovens sintam que tem uma obrigação de se sentirem felizes, o que pode causar causa uma certa depressão em alguns jovens.
Calligaris propõe cinco tipos diferentes deadolescentes (alguns muito parecidos e espero que ele não ache que são os únicos tipos que existem):
Os adolescentes gregários são jovens reunidos em certos grupos ou comunidades que exigem um “algoem comum”. São grupos onde não existiria esta moratória exigida pelos adultos, logo, todos são reconhecidos como iguais. Calligaris comenta sobre uma lei em um dos estados dos EUA que ,em certos...
tracking img