Resumo do livro "Utopia"

Páginas: 7 (1720 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
Thomas Morus nasceu em Londres em 7 de fevereiro de 1478 e morreu em na mesma cidade em 6 de julho de 1535.
Filho de John Morus, um dos juízes do rei, desde cedo foi encaminhado para os estudos, foi amigo de Erasmo de Rotterdam a quem lhe dedicou o livro Elogia da Loucura, teve uma vida política bastante ativa e chegou a ser chanceler da Inglaterra.
Foi um católico que tangenciava o fanatismoe acabou sendo decapitado por não reconhecer Henrique VIII como o chefe supremo da igreja.
Escreveu o livro A Utopia, palavra criada por Thomas que significa o não-lugar de nenhum lugar. E foi o primeiro livro deste gênero literário que tem como exemplos posteriores A nova Atlândida de Francis Bacon e A cidade do sol de Tommasio Companella.
O livro A Utopia foi também muito cultuado na RevoluçãoRussa devido a sua idéias socialistas.

A Utopia é o relato de Rafael Hitlodeu sobre sua experiência e convivência na ilha de Utopia, onde lá vive uma sociedade extremamente avançada.

O livro é dividido em duas partes, sendo a primeira uma crítica a sociedade de sua época e na segunda parte do livro trata do relato de Rafael Hitlodeu sobre a ilha de Utopia, onde descorre sobre ascaracterísticas desta sociedade "perfeita".

O livro começa com Thomas Morus sendo enviado a Flandres para resolver uma desavença entre a Inglaterra e a França.
Lá encontra Pierre Guilles e este lhe apresenta Rafael Hitlodeu, um aventureiro viajante, que viajou com Américo Vespúcio, e em uma dessas viajens conheceu a ilha de Utopia, uma sociedade extremamente evoluída.

Sob esta conversa entre Thomas,Pierre e Rafael, encontra-se uma crítica a sociedade e a forma de governo atual da Inglaterra, demonstrada, por exemplo, nas palavras de Rafael o desânimo e descrença de poder influir nos assuntos do rei.
Dos egos dos conselheiros do rei que refutam conselhos vindo de outros e se escondem na tradição contra a evolução, da preferência para a arte da guerra à um bom governo.
Comenta sobreineficiência das leis perante a pobreza e a inequidade social.
Mostra a decadência desta sociedade com seus nobres e sua corte que se aproveitam do trabalho alheio, além do custo e o perigo de apoiar na força militar.
Sobre o capitalismo que começa a tomar forma e força junto com o governo, onde os pastos de carneiros para a produção de lã desocupa muitas famílias e não utilizas estas terras, senão parapastagem.
Com isso explica o porque é contra a pena de morte,
pois o crime é um produto desta forma de governo e econômica que gera tanta pobreza, além de ser contra um mandamento divino e, assim, propõe um trabalho mais social para o infrator.
Ainda sobre a justificativa de Hitlodeu a não participar da corte e dos assuntos do rei, Rafael
explica que para cada assunto, sua visão humanista vaicontra a ânsia expansionista e explorativista do governo.
E Thomas contra-argumenta esta opinião se referindo a arte da política para direcionar e saber como colocar suas questões e conhecimento. Fica clara nesta passagem o conflito interno do escritor que por ser humanista e ser também um dos conselheiros do rei se encontrava entre a convicção poder de ajudar a um melhor governo e o desânimo desaber que tinha, na realidade, pouca influência.
Hitlodeu é contra a propriedade privada e acredita na divisão entre todos, no bem comum e para isso ele explica como funciona a ilha de Utopia.
Este é o fim do livro primeiro, já no segundo livro é a descrição de como funciona e como se compõe esta avançada sociedade de Utopia.

Rafael começa fazendo sua descrição geográfica da ilha e sua divisãoem cinquenta e quatro cidades e sua capital é Amarouta.
Em Utopia é feito um rodízio na sociedade urbana e rural onde todos ajudam na produção e não existe propriedade privada.
Sua sociedade é baseada na família, constituídade de dois homens e duas mulheres, cada trinta família elegem um filarco ou sifogrante, que significa por sua etmologia sábio de idade madura.
A cada dez filarcos e suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro: religião, utopia e esperança
  • resumo do livro Utopia de Thomas Morus
  • Utopia
  • Resumo de utopia
  • Resumo de A Utopia
  • Resenha livro utopia
  • Resenha livro utopia
  • Resenha do livro a utopia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!