Resumo do livro: triste fim de policarpo quaresma

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2134 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo do livro: Triste Fim de Policarpo Quaresma
Parte I
Capitulo I: A Lição do Violão.
Era de costume para toda a vizinhança que ás quatro e quinze da tarde, o Major Policarpo Quaresma, bate-se em casa; sem atraso há mais de trinta anos. Ele trabalhava no Arsenal de Guerra, onde era subsecretário, o Major tinha muito gosto pela leitura principalmente se está fosse sobre a sua Pátria.
Asvisitas não eram frequentes há casa de Quaresma, e os vizinhos estranharam quando Ricardo Coração dos Outros começou a ir lá frequentemente; mais o que ninguém sabia era que Coração dos Outros o ensinaria tocar violão.
Em uma desta visitas, que eram sempre após a chegada de Quaresma, Ismênia filha do General Albernaz, e sua mãe vieram ali pedir há Coração dos Outros, que viesse tocar em seucasamento com Cavalcânti.
Capitulo II: Reformas Radicais.
O Major tinha muito orgulho em falar das riquezas e maravilhas de sua pátria, quando ficava em casa, lia muitos livros, revistas e publicações que dissertavam o Brasil. No quintal de casa cultivava frutas, e dava maior espaço as brasileiras; quem ás cuidava era o negro Anastácio que morava as fundos da casa de Quaresma. Albernaz que o visitavacom frequência conhecia bem o amor do Major, resolvendo assim organizar uma festa tipicamente do norte, para comemorar o aniversário da praça, a ideia deixou Quaresma encantado; assim os dois tomaram o bonde e foram atrás de uma antiga lavadeira, tia Maria Rita, uma negra que sabia muitas cantigas, porém ela lamentou não lembrar de nenhuma.
Encontrando Cavalcânti, ele os levou até um negro queensino á eles o ‘’ Tangolomango’’, Quaresma depois de passar mal com a falta de ar que há máscara lhe causará; tomou gosto em estudar os Tupinambás. Um domingo, batera-lhe há porta, ao abrir desandou a chorar desesperadamente; a irmã viera depressa junto com Anastácio, as visitas eram o compadre Vicente, a filha Olga e Dona Adelaide, eles ficaram surpreso com o comportamento ‘’tupinambá’’ deQuaresma, o padrinho e a afilhada conversavam até a chegada de Coração dos Outros, estes que até discutiram deixando-a assustada, o assunto como sempre era a pátria amada de Quaresma.
Capitulo III: A Notícia do Genelício.
Passado alguns anos de espera, agora sim Ismênia respondia com prazer que iria se casar, suas irmãs: Quinota, Zizi, Lalá, e Vivi estavam muito entusiasmada. As mães ensinavam ásfilhas que na vida tudo se resumia em: casar, Albernaz fez e deu de tudo para que o casamento da filha saísse, chegando o grande dia Ismênia estava um tanto desanimada e esforçava-se para parecer feliz.
Muitas pessoas importantes vieram ao casamento, as moças estavam tão animadas que pareciam a noiva; os homens discutiam e jogavam cartas. Todos reconheciam a Cavalcânti os parabéns pelo enfim terminodo curso de dentista, em meio a música e as conversas Genelício namorado de Quinota não tardou a chegar ; logo juntou-se aos homens contando de seus negócios, e contou também sobre que o Major Quaresma estava ficando doido, pois havia mandado um ofício em tu pi para o ministro, o doutor Florêncio que conhecia-o lembro de que Quaresma tinha muitos livros e que não era novidade a loucura. Ali todosconcordavam que pessoas sem formação alguma
como o Major não deviam possuir livros, voltando ao jogo de cartas, Cavalcânti se postou ao lado do piano com Zizi, aonde iria recitar.
Capitulo IV: Desastrosas Conseqüências de um Requerimento.
A carta em tu pi mandada por Quaresma transformou a sua vida, muitos dos que riram apoiaram a criação de uma nova língua que traduzisse melhor as riquezas otu pi-guarani passava agora a ser uma língua oficial. Os jornais deram ate caricaturas a Quaresma, que dispensava a fama, e muitas vezes se incomodava com os comentários e as gozações que os jornais e as pessoas na rua lhe faziam. A sua fama despertou raiva, e falsidade dos seus colegas de trabalho; todos afirmavam que Quaresma estava ficando doido.
O compadre leu o jornal, mas não entendeu, e...
tracking img