Resumo do livro teoria do texto de salvatore d'onofrio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (578 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS DE CACOAL

CURSO DE LETRAS
TEORIA DA LITERATURA









MARIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA SENA













RESUMO: TEORIA DO TEXTO 1CACOAL-RO

2013

MARIANA RODRIGUES DE OLIVEIRA SENA



























RESUMO: TEORIA DO TEXTO 1Trabalho apresentado pela acadêmica Mariana Rodrigues de Oliveira Sena como quesito avaliativo na disciplina Teoria da Literatura; regida pelo professor Rômulo GiácomeFernandes; no 1º semestre do Curso de Letras, em 2013.


















CACOAL-RO

2013


Natureza da linguagem poética

Pode se dizer que todo recurso utilizado para acomunicação humana é uma forma de linguagem e na hierarquia dos sistemas linguísticos a literatura se encaixa como secundária sendo que a língua natural é o sistema primário por ser a base para qualqueroutra forma de comunicação humana.
Existem várias formas de se explicar o que a literatura faz com as palavras convencionais e conhecidas por nós, mas para simplificar podemos dizer que o autor literáriopega as palavras que já conhecemos e as quais já atribuímos um objeto ou situação no mundo real e as dá significados múltiplos e a interpretação de tais cabe ao leitor.
Usa-se o triangulo de Ogden eRichards para se entender o segundo significado, este explica a relação entre os três elementos linguísticos: o significante (Ste = símbolo gráfico ou fônico), o significado (Sdo = conceito ou imagemmental) e o referente (R = o objeto designado).
O significado conceitual é o que chamamos de “denotativo”, ou seja, o referente tem apenas o significado que conhecemos em nossa língua natural usadono dia a dia ou na linguagem científica e o significado referente é o “conotativo” que é tão familiar á linguagem literária onde um mesmo objeto pode ter vários significados.
A linguagem poética é...
tracking img