Resumo do livro tecnicas de cominicação escrita, izidoro blksteim

489 palavras 2 páginas
Comunicação e Expressão
Serviço social – 1º período

Resumo do livro

Segundo o autor do livro “Técnicas de comunicação escrita” para nos comunicarmos bem, precisamos escrever bem, e para isso devemos obedecer às regras gramaticais, evitar erros de sintaxe, de pontuação, de ortografia, e procurar clareza. A comunicação será eficaz quando apartir da idéia e da necessidade, através do texto se obter uma resposta, essa resposta virá se atentarmos pra três funções básicas: produzir uma resposta correspondente à idéia que queremos passar, tornar comum aos outros nosso pensamento e persuadir o leitor, encontrar as palavras certas para tornar a leitura agradável e não deixar nossa mensagem ficar passiva de interferências sejam elas psicológicas, culturais ou físicas.
A estrutura da comunicação é um item muito importante, pois a comunicação deve conter um remetente, um destinatário e uma mensagem.
O remetente tem por função enviar a mensagem ao destinatário, estimulando-o a produzir uma determinada resposta, já o receptor ao ser estimulado pela mensagem, deverá produzir a resposta desejada ou esperada pelo remetente e a mensagem resulta da associação de uma ou mais idéias ou estímulos físicos, chamados signo, o estimulo físico é o significante, a idéia o significado e ambos pertencem ao signo.
Outra parte importante do signo é o código, o código é uma instrução que cria e depois controla a relação entre significante e significado, o estimulo físico depende dele pra se tornar um significante associando-os a um significado.
O código pode ser aberto e fechado, fechado quando há a possibilidade de apenas uma só decodificação e resposta, já o código aberto possibilita mais de uma decodificação e várias respostas.
Para se obter a resposta desejada, o destinatário ao receber os signos, captando os significantes e entendendo os significados ou idéias a eles associados, entenderá a mensagem.
Para que o destinatário “entenda a mensagem” deve se levar em conta o

Relacionados