Dentro da linguagem não verbal existe a linguagem sonora, a gestual, a simbólica,a icónica, entre outras. A linguagem icônica é a que se baseia em ícones, um bom exemplo dela são as placas de trânsito, em que a imagem transmite um pensamento ou uma orientação. Por sua vez, a linguagem escrita, linear, é mais limpa, mais direta. Ambas podem ser combinadas transmitindo uma mensagem de um modo mais eficaz, resultando no chamado texto visual.
A melhor maneira de demonstrar tal eficácia é utilizando a clareza das ideias, poucas palavras, um modo de escrita simples e direto em que o leitor facilmente decodificará a mensagem. Sem redundâncias, sem exageros.
São exemplos, grandes autores mestres da iconicidade literária: Machado de Assis, Oswald de Andrade, Clarice Lispector...
O uso correto das palavras, das virgulas e da concordância são indispensáveis para o bom entendimento do leitor. O layout para um boa e nítida visualização das ideias apresentadas, por meio da utilização deparágrafos, a divisão exata dos assuntos apresentados, espaçamento e etc.
Um toque de linguagem poética emotiva também faz toda a diferença, por meio desta, se atrai a atenção do leitor. Fazendo com que a descodificação se torne mais agradável.
Surpreender o leitor e causar impacto modificam totalmente a leitura, pois foge de sua comum expectativa. O inesperado, o ruído, o incomum é o que faz a diferença entre mais um texto sobre determinado assunto e aquele pelo qual a atenção será voltada. Isso se consegue através do uso do imperativo e das figuras de linguagem, principalmente da hipérbole e ambiguidade.
Com isso podemos concluir que um bom texto é dotado de linguagem icônica, linear e poética. Através da icônica se descreve de uma maneira visual, pela capacidade do leitor imaginar minuciosamente a imagem descrita, a linear preenche essa idéia sendo o meio em que o escritor usa para tal artificio e a poética é capaz de transmitir o sentimento que se deseja pelo uso de palavras [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Resumo do livro técnicas de comunicação escrita - izidoro blinkstein. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-T%C3%A9cnicas-De-Comunica%C3%A7%C3%A3o/164332.html

MLA

"Resumo do livro técnicas de comunicação escrita - izidoro blinkstein" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-T%C3%A9cnicas-De-Comunica%C3%A7%C3%A3o/164332.html>.

MLA 7

"Resumo do livro técnicas de comunicação escrita - izidoro blinkstein." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-T%C3%A9cnicas-De-Comunica%C3%A7%C3%A3o/164332.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro técnicas de comunicação escrita - izidoro blinkstein." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-T%C3%A9cnicas-De-Comunica%C3%A7%C3%A3o/164332.html.