Resumo do livro sociologia critica de pedrinho guareschi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (524 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo de um capítulo do Livro Sociologia Crítica do Autor Pedrinho Guaresch

SOCIOLOGIA CRÍTICA
O APARELHO IDELÓGICO DA FAMÍLIA

A família é a primeira instituição com que uma pessoa entra emcontrato em sua vida. E ela a acompanha, de uma maneira ou outra, até sua morte.
As relações básicas com a sociedade em que a família convive irão influenciar, direta ou indiretamente a suaestrutura.
Em relação a educação,há duas práticas educativas básicas: a condicionadora, que forma para a dominação; e a dialogal, que forma para a liberdade. Quando vamos avaliar nossas famílias percebemosque elas reproduzem relações de poder da sociedade em que vivem. Com isso, cabe ao marido e pai o máximo de autoridade. Da mulher sempre se espera submissão ao marido e dentro de casa ela assume o poderrelativo sobre os filhos. E entre os filhos se estabelece uma hierarquia de poder: o mais velho manda no mais novo, e isso nem sempre funciona, pois dependendo da relação entre eles pode haver umcerto conflito e pode acabar afetando a relação entre seus pais, que irão tentar melhorar a relação entre os filhos,querendo mostrar que nenhum manda no outro e que os dois tem que obedecer aos seus paise sempre se manterem unidos.E quando se fala de filho homem mandar em filha mulher, a relação as vezes pode entrar em pé de guerra pelo fato do irmão muitas vezes querer controlar as amizades dairmã, sendo isso papel dos pais.
Esses são dois exemplos claros de relações de dominação que se estabelecem por dois critérios:
1. O critério idade: quem é mais velho, pode mais e sabe mais. Assim comona escola o professor sabe mais que o aluno, na família o adulto sabe mais que a criança. Isso não é certo, pois todo saber é uma experiência e não há saber maior ou menor; há saberes diferentes.
2. Ocritério gênero: o homem manda mais que a mulher. Para os homens são permitidos certos comportamentos, certas regalia, que de nenhuma maneira são permitidos à mulher. Dentro da sociedade, o menino...
tracking img