Resumo do livro VI: Sobre a Patologia da Vida Cotidiana

Capítulo I: o esquecimento de nomes próprios

Freud inicia indagando o que faz com que a memória se lembre mais de fatos do cotidiano doque de nomes próprios e que este fato merece atenção do analista.

Alem de esquecer o nome, ao tentar relembrá-lo, o substituímos por outro e mesmo reconhecendo que este não o é, a memória continuanos fazendo pensar nele. Acredita-se que isso ocorre devido a um deslocamento no qual o nome original é substituído por outro, e este processo psíquico, não é arbitrário.

Isso ocorre quandocomeçamos um novo assunto quando o cérebro ainda não tinha terminado de concluir o primeiro ou ainda tinha-se coisas para serem ditas... ou quando as palavra do primeiro assunto influenciam nos nomes erradosque vem a mente quando se tenta lembrar o nome que foi esquecido. Isso ocorre quando algo que queremos esquecer insiste inconscientemente em emergir em nosso consciente, os nomes “errados” ou ainda“substitutos” podem estar ligados (pela sonoridade,ou semelhanças de sílabas ou sequencia de letras das palavras) a tal fato. “eles me lembram tanto aquilo que eu queria esquecer quanto aquilo que eu querolembrar e me indicam que minha intenção de esquecer algo não foi nem um êxito completo e nem um fracasso total”. (Freud, 1901,p.)

Desta forma os esquecimentos de nomes são motivados pelorecalcamento( ou desejo de recalcar)de algum fato ocorrido.

Freud cita três condições em que se pode ocorrer o esquecimento: “1)certa disposição para esquecer o nome; 2) um processo de supressão realizadopouco antes; 3) a possibilidade de se estabelecer uma associação externa entre o nome em questão e o elemento previamente suprimido”(Idem, 1901 p.)

(tenho que concluir com poucas palavras)Capítulo II: o esquecimento de palavras estrangeiras

Os mecanismos de esquecimento das palavras são semelhantes aos do esquecimento dos nomes próprios: o mecanismo do deslocamento o qual já foi... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Resumo do livro sobre a psicopatologia da vida cotidiana. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Sobre-a-Psicopatologia/589637.html

MLA

"Resumo do livro sobre a psicopatologia da vida cotidiana" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Sobre-a-Psicopatologia/589637.html>.

MLA 7

"Resumo do livro sobre a psicopatologia da vida cotidiana." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Sobre-a-Psicopatologia/589637.html>.

CHICAGO

"Resumo do livro sobre a psicopatologia da vida cotidiana." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Sobre-a-Psicopatologia/589637.html.