RESUMO DO LIVRO:PROVA:UM MOMENTO PRIVILEGIADO DE ESTUDO,NÃO ACERTO DE CONTAS-VASCO,P. MORETTO

2926 palavras 12 páginas
TRABALHO APRESENTADO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES-.
LICENCIATURA EM QUÍMICA -DA UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
(UNIVERSO) UNIDADE SÃO GONÇALO-RJ A DISCIPLINA DE PROCESSOS
DE AVALIAÇÃO E APRENDIZAGEM-PROFESSORA SANDRA MARIA.
ALUNA: LEIGMARCIA VIANA MARINS DE CARVALHO
RESUMO

DA

OBRA:

PROVA

:UM

MOMENTO

PRIVILEGIADO

DE

ESTUDO,NÃO ACERTOS DE CONTAS- VASCO,PEDRO MORETTO.
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
MORETTO, Vasco Pedro. Prova: um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas. 9ª edição (2010). Editora Lamparina.


APRESENTAÇÃO DA OBRA

Essa é uma obra voltada ao professor, objetivando, em seu dia-a-dia de trabalho, informá-los sobre o sentido da avaliação escolar tendo em vista a grande importância desse momento para as formações intelectual, pessoal, e crítica do ser humano.


DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA

O livro está centrado em dois pontos básicos: nos oito primeiros capítulos, é abordado o tema Como operacionalizar uma aula com sucesso, apresentando os pressupostos da perspectiva construtivista sócio interacionista com relação ao ensinar. Nos dois capítulos finais são apresentados os fundamentos para um processo de avaliação da aprendizagem. O livro mostra que o caminho da mudança passa por uma transformação do processo de avaliação tornando-o uma oportunidade para o aluno ler, refletir, relacionar, operar mentalmente e demonstrar que tem recursos para abordar situações complexas. Em síntese, o aluno deverá demonstrar ter adquirido competência como estudante.
1



INTRODUÇÃO
Muitos estudiosos têm escrito a respeito da avaliação da aprendizagem,

em especial sobre a prova escrita. Esta vem recebendo ao longo dos anos diversas nomenclaturas ,como por exemplo ,atraso pedagógico, demonstrando assim que não é bem aceita por não ser considerada como efetiva verificação do conhecimento.O livro aborda

nos oitos primeiros capítulos

como

operacionar uma aula com sucesso e nos dois últimos

Relacionados