A NATUREZA DA MATEMÁTICA1



A questão do que é hoje um bom ensino da Matemática não é uma questão pacífica. Tem diversas respostas dependendo das finalidades da educação privilegiadas, quevariam consoante os contextos sociais, políticos e culturais onde a questão é colocada, que se relacionam com as perspectivas psicológicas e sociológicas sobre a aprendizagem em que nos situarmos. Noentanto, diversos matemáticos, filósofos e educadores salientam, cada vez mais, que a concepção que se sustenta sobre a Matemática influencia profundamente o que se considera ser desejável relativamenteao seu ensino e aprendizagem. Assim sendo, como Hersh escreve num artigo publicado em 1986, a questão não é então qual a melhor maneira de a ensinar, mas o que é realmente a Matemática.
Ao pretenderfazer-se um cômputo geral da Matemática que revele os seus factores essenciais e explique como é que os seres humanos são capazes de a fazer, torna-se difícil organizar os diversos aspectos num todocoerente. De facto, a simples pergunta “afinal o que é a Matemática” tem sido, ao longo dos tempos, objecto de diversas tentativas de resposta. E os problemas acentuam-se quando se pretende identificaros objectos das suas teorias. A Matemática é o conhecimento de quê? Esta questão filosófica, apesar de ser tão antiga quanto esta ciência, tem gerado, desde sempre, inúmeras controvérsias.
Constitui,pois, um desafio conceber um balanço que abarque a complexidade e o carácter multifacetado da Matemática enquanto actividade e corpo de conhecimentos. Este desafio é acrescido se se tiver em contaque ela não tem permanecido igual a si própria ao longo dos tempos. Pelo contrário, tem sofrido um processo de evolução constante no qual se detectam mudanças profundas nalguns dos seus aspectos maisessenciais. Sistema organizado, linguagem, instrumento, actividade, são diversas perspectivas segundo as quais a Matemática tem sido encarada. Axiomatização, formalização, dedução, são o essencial... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 07). resumo do livro professor refem. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Professor-Refem/31444882.html

MLA

"resumo do livro professor refem" TrabalhosFeitos.com. 07 2013. 2013. 07 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Professor-Refem/31444882.html>.

MLA 7

"resumo do livro professor refem." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2013. Web. 07 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Professor-Refem/31444882.html>.

CHICAGO

"resumo do livro professor refem." TrabalhosFeitos.com. 07, 2013. Acessado 07, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resumo-Do-Livro-Professor-Refem/31444882.html.